

XI FECIB reúne mais de 70 projetos de 25 escolas de Barbacena
Neste ano, haverá também Mostra de Profissões com os cursos oferecidos no Campus

Na 11ª edição da Feira Científica de Barbacena (FECIB), os visitantes poderão acompanhar a exposição de 72 projetos de 25 escolas de Barbacena (públicas e privadas), do ensino fundamental até ensino médio e técnico.
Neste ano, haverá também Mostra de Profissões com os cursos do IF Sudeste MG – Campus Barbacena e Exposição do Projetos desenvolvidos no Campus.
A abertura ocorrerá nesta quarta-feira (08/10), às 13h00, na Quadra Esportiva do IF Sudeste MG – Campus Barbacena. A apresentação dos trabalhos acontecerá nos dias 08/10 (13h30 às 21h00) e 09/10 (09h00 às 17h00) na Quadra do IF Sudeste MG – Barbacena, onde o evento estará aberto à visitação do público em geral.
O objetivo da FECIB é promover o intercâmbio de trabalhos técnicos, científicos e/ou culturais das Instituições Educacionais do Município.
A XI FECIB pretende valorizar a amplitude do conhecimento e a interconexão de áreas e, portanto, propõe tema livre.
Os trabalhos expostos se enquadram em um dos dois níveis de ensino e uma das três categorias do trabalho descritos abaixo:
Níveis de ensino
a) Ensino Fundamental;
b) Ensino Médio e/ou Técnico
Categorias do trabalho
a) Trabalho Construtivo
Os trabalhos do tipo construtivo referem-se à iniciativa de construir algo com uma dimensão de inventividade, seja na função, na forma ou no processo, seja na proposição de soluções de problemas e de materiais alternativos para o funcionamento de certos objetos, máquinas, mecanismos ou sistemas.
b) Trabalho Didático
Os trabalhos de natureza didática referem-se àqueles voltados para o objetivo de explicar, ilustrar, aplicar, demonstrar e/ou revelar os princípios científicos de assuntos e temas diversos.
c) Trabalho Investigativo
Os trabalhos de natureza investigativa referem-se àqueles voltados para a pesquisa em torno de problemas e situações do mundo científico, tecnológico ou do cotidiano, visando à maior compreensão acerca dos mesmos e à indicação de possíveis soluções.
Durante os dois dias de apresentação, uma comissão julgadora percorrerá os estandes e avaliará os trabalhos, de acordo com os critérios descritos no edital. Os trabalhos mais bem avaliados serão premiados no encerramento da FECIB.
A XI FECIB conta com o apoio do CNPq. Além disso, foi disponibilizada para a execução do evento uma emenda parlamentar pela Deputada Federal Dandara Tonantzin .
A XI FECIB é uma feria afiliada da FEBRACE 2026 (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia ).


