• Verena: Conheça a primeira microcervejaria de Barbacena

    A sede da cervejaria é localizada na rua Santos Dumont, n°44, no Centro de Barbacena

    Verena: aquilo que é verdadeiro, portador da vitória. A palavra de origem alemã foi escolhida por Flávio Augusto Vital Davim, Thiago Araújo Amaral dos Anjos e Rodrigo Amaral Falco para dar nome à primeira microcervejaria de Barbacena, sendo a única atualmente registrada na cidade. O conceito surgiu para classificar cervejarias conforme o volume de produção.

    No ano de 2016, Rodrigo realizou um curso de paneleiro em Belo Horizonte, comprando os equipamentos simples e básicos para a produção de 20 litros de cerveja artesanal. Alguns meses depois, ele levou algumas delas para que Flávio e Thiago provassem e com o interesse de ambos no processo de produção, uma parceria foi firmada. “Até então nós produzíamos três estilos, juntávamos, engarrafávamos, fazíamos os rótulos personalizados e distribuíamos para amigos, familiares e conhecidos que queriam experimentar”, declarou.

    De acordo com ele, os três chegaram a produzir até mesmo 13 estilos diferentes de cerveja, até o momento em que a demanda se tornou grande demais e foi necessário aumentar a produção, comprando equipamentos especializados para fazer 60 litros de uma cerveja até então feita em casa. A bebida era custeada através de vaquinhas entre amigos que gostaram da bebida e por isso financiavam a receita.


    “O processo de produção cervejeiro era muito detalhado, custoso pra gente e demanda muito tempo, muito investimento, e a gente chegou em um ponto que ou a gente dava um passo além ou a gente parava”, contou ele, falando que no ano de 2018 as pesquisas de equipamento para a montagem da empresa tiveram início, sendo adquiridos no mesmo ano.

    Em 2019 foram iniciadas as obras para a montagem da cervejaria, adaptando a estrutura para receber todo o maquinário que chegou em agosto do mesmo ano. Logo depois os projetos foram apresentados ao Ministério de Agricultura até que o registro finalmente saiu em dezembro de 2020.

    Atualmente a cerveja Verena conta com cinco estilos diferentes, sendo elas a Hop Lager, Cream, Bock, American Apa e American Ipa. “O estilo a gente associa muito à receita, então o que a gente usa como ingrediente vai trazer as características para a cerveja, tanto de cor, de amargor, residual ou não. Com base nos estilos de cerveja que existem, no guia de estilos e no nosso gosto a gente chegou nesses cinco estilos, cada um com a sua particularidade”, explicou Thiago.

    Flávio conta que a cerveja tem sido bastante procurada pelo público barbacenense, curioso ao saber que a cidade agora possui uma cervejaria. “A gente já tem alguns pontos de venda pela cidade, acho que já estão em torno de 12 e tem saído com frequência. Em alguns locais toda semana a gente passa pra abastecer porque já tem o público cativo da cerveja, então isso pra gente é reconhecimento”, pontuou.


    Segundo eles, as cervejas mais leves combinam com pratos mais leves, enquanto as mais potentes harmonizam melhor com pratos mais intensos. Confira o acompanhamento perfeito para cada estilo produzido:

    Hop Lager

    Esta é uma cerveja leve e com baixo amargor, com uma característica um pouco mais maltada, mas que passa por um processo que traz nela um atributo cítrico com lima e limão, fazendo com que ela seja uma cerveja extremamente refrescante. A bebida harmoniza bem com pratos leves como saladas, queijos que não tem sabores fortes e pratos como comida japonesa, sendo essa a indicação dos cervejeiros para um dia de churrasco.

    Cream

    É uma cerveja de baixo amargor com estilo americano. Do tipo ale, ela possui característica frutada que vem da fermentação e também combina melhor com pratos mais leves, sendo recomendada para dias de churrasco.

    Bock

    O estilo Bock traz consigo o malte e o lúpulo, sendo uma cerveja extremamente complexa que pode ser comparada até mesmo com o vinho. Com características de caramelo, toffe e frutas negras como uva passa e ameixa, dependendo da temperatura que for tomada ela remete também ao chocolate ao leite. Com um teor alcoólico de 6,5, ela combina perfeitamente com os dias frios de Barbacena, sendo um bom acompanhamento com sobremesas como petit gateau, bolos, chocolate e pratos que tenham carne, entre outros mais complexos.

    Apa e Ipa

    São duas cervejas americanas com características de lúpulo, sendo elas mais amargas e potentes. As duas acompanham melhor pratos gordurosos, por exemplo hambúrgueres, pizza, torresmo, entre outros. Ambas combinam bem com refeições que tenham a questão da oleosidade, uma vez que o álcool limpa o paladar. Para aqueles amantes de pimenta, o lúpulo potencializa o efeito apimentado.

    “Essa cultura das cervejas especiais em Barbacena ainda está em seu nascedouro, então as pessoas estão aos poucos se permitindo experimentar, ter essas novas experiências e hoje a gente tem visto que o pessoal tem gostado, tem procurado, tem mantido a frequência do consumo que hoje é a nossa principal base”, finalizou Thiago.

    De acordo com eles, há a previsão de um novo estilo da cerveja Verena sendo lançado. A sede da cervejaria é localizada na rua Santos Dumont, n°44, no Centro de Barbacena e os interessados podem acompanhar o trabalho produzido e entrar em contato através do Instagram @cervejariaverena.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.