Vereador Professor Filipe faz resumo de algumas ações realizadas em agosto
Vereador Professor Filipe realizou diversas ações em Barbacena ao longo do mês
Na terça-feira (17/08), o vereador Professor Filipe recebeu a visita dos alunos do Colégio Aplicação que participam do Parlamento Jovem. O Parlamento Jovem é uma ação da Assembleia Legislativa em parceria com as Câmaras Municipais e visa incentivar a participação do jovem na política. Professor Filipe está na coordenação desse processo em Barbacena.
No dia 18/08, quarta-feira, o vereador participou do ato contra a PEC 32, que fala sobre a reforma administrativa do serviço público e afeta servidores da esfera federal, estadual e municipal. De acordo com o professor, a PEC 32 retira o direito dos servidores públicos, como a estabilidade, e isso pode prejudicar muito a prestação do serviço. “Afinal de contas, a estabilidade, entre outras garantias, são fundamentais para que o serviço seja prestado de maneira autônoma, altiva e que a população seja beneficiada com esse serviço”, concluiu.
Na quinta-feira (19/08), o vereador realizou uma discussão importante para os Servidores de Barbacena, que é a recomposição salarial do ano de 2021. O projeto, da forma como foi representado, não trazia nenhuma garantia com relação à retroatividade da recomposição à data base de janeiro, por isso, professor Filipe apresentou emendas ao projeto e ela foi prontamente assinada por, praticamente, todos os vereadores para que consigam colocar no texto da lei a garantia da retroatividade desses efeitos.
Professor Filipe e sua equipe tiveram a resposta de ofício encaminhada à Prefeitura de Barbacena pedindo a relação do número de servidores efetivos, contratados e comissionados, comparando com o final da administração passada. De acordo com o relatório, houve um aumento considerável no número de contratados.
“A princípio, isso pode não ser um problema, porque muitas vezes a máquina pode estar defasada, mas essa elevação de contratos tem que estar prevista no orçamento da prefeitura. Inclusive, porque estamos discutindo uma recomposição que é direito dos servidores, que já eram contratados ou efetivos, e isso tudo tem que estar dentro do orçamento”, disse o vereador.
Ele diz ainda que, enquanto vereadores, sempre irão fiscalizar esses contratos, esses cargos em comissão, para que todos tenham direitos preservados e que a máquina também não seja utilizada de maneira inadequada.
Na sexta-feira, o vereador realizou uma reunião com Ildeu Moreira, membro da sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Eles discutiram algumas ações para valorizar e preservar esse patrimônio que resgata a cultura local e também a cultura do nosso país. Afinal de contas, são documentos que envolvem a relação de Barbacena com o Brasil Imperial. “Vamos ver ações para o futuro que podemos desenvolver”, afirmou o vereador.
No sábado, o professor e sua equipe receberam a visita de Reginaldo Lopes, deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e conversaram sobre a política nacional e local, visitaram alguns locais de Barbacena, como o Mercado Central e outras localidades.