• Começa estratégia piloto de vacinação contra a dengue com imunizante 100% nacional

    Em Barbacena, cinco casos de dengue já foram confirmados somente em 2026. Município conta com vacina contra a dengue destinada ao público de 10 a 14 em duas doses nas salas de vacinas

    Foto Gerada por IA

    O Brasil iniciou neste sábado, 17 de janeiro, a vacinação contra a dengue com o imunizante 100% nacional, de dose única, desenvolvido pelo Instituto Butantan, com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A estratégia começa nos municípios-piloto de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), com a imunização de pessoas de 15 a 59 anos. A iniciativa tem como objetivo avaliar o impacto da vacina na dinâmica de transmissão da doença e reunir evidências que subsidiem a ampliação da estratégia em todo o país. A partir deste domingo (18), o município de Botucatu (SP) também passa a integrar a iniciativa.

    Nesta primeira etapa, 204,1 mil doses serão distribuídas entre os três municípios: 80 mil para Botucatu (SP), 60,1 mil para Maranguape (CE) e 64 mil para Nova Lima (MG). O quantitativo é suficiente para a vacinação em massa da população-alvo nessas cidades e faz parte das 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan.

    Nos municípios-piloto, a vacina Butantan-DV será aplicada em pessoas de 15 a 59 anos. A imunização ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros pontos de vacinação instalados pela cidade e em locais estratégicos. 

    A Butantan-DV é o primeiro imunizante de dose única do mundo contra a dengue. Além de facilitar a adesão ao esquema vacinal, oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus. Os estudos clínicos indicam eficácia global de 74%, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalização por dengue.

    Barbacena

    Enquanto aguarda a expansão do novo imunizante, já que não houve ainda uma sinalização quanto a data de recebimento, em Barbacena continua tendo na rede pública a vacina contra a dengue destinada ao público de 10 a 14 em duas doses nas salas de vacinas.

    Nos 16 primeiros dias do ano de 2026, o munícipio confirmou cinco casos de dengue, sendo eles nos bairros: São Sebastião, Boa Morte, Caminho Novo, Novo Horizonte, Silva.

    Outros sete casos foram descartados.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.