UTI Neonatal da Santa Casa de Barbacena completa 20 anos
Este ano, a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena tem motivo muito especial para celebrar, pois nesta quinta-feira, dia 17, sua UTI Neonatal completa 20 anos de serviço assistencial a seres tão pequeninos, como são os bebês prematuros. Atendendo também crianças com até 12 anos, que necessitam de tratamento em unidade intensiva. A implantação da UTI foi uma grande conquista para todo o sistema de saúde dos 51 municípios que integram a Macrorregião Centro Sul, uma vez que a Santa Casa é referência para estas cidades na linha de cuidados materno/infantil.
A UTI Neonatal é composta por 10 leitos, destes 8 são para atendimento aos bebês prematuros e 2 para cuidados pediátrico, aquelas crianças com até 12 anos de idade. A equipe é composta de forma multidisciplinar, ofertando profissionais nas mais diversas linhas do cuidado, desde assistência, higienização, administrativo e outros. A unidade, tem como coordenação médica a Drª Nydia, Equipe de enfermagem a enfermeira Andreza Silva, quanto a equipe de Fisioterapia é coordenada pela Juliana Elisa.
Vários outros serviços estão envolvidos diretamente a unidade de UTI Neonatal, em benefício principalmente do prematuro: o Método Mãe Canguro, o Banco de Leite Humano e a Casa da Gestante.
Com o surgimento da UTI Neonatal, além de trazer maior tranquilidade para os pais, pois os filhos passaram a ter um tratamento mais intensivo específico; também conseguiu reduzir significantemente a taxa de mortalidade dos prematuros, índice este que é abaixo da meta estabelecida, demonstrando positividade na atualidade, sendo resultado de um trabalho sério desenvolvido pela Santa Casa e a dedicação de todos os profissionais que na unidade atuam.
A implantação aconteceu em 1998, quando foi elaborado um projeto a pedido de Dom Luciano, arcebispo da Arquidiocese de Mariana à época, para a solicitação de uma verba para a Santa Casa. A Confederação das Misericórdias do Brasil junto com o Banco Interamericano tinham uma verba específica, mas que não poderia ser direcionada apenas para uma Santa Casa.
Como a redução da mortalidade materno-infantil sempre foi uma meta do Ministério da Saúde a ser trabalhada, o Banco Interamericano e as Misericórdias fizeram um projeto piloto que beneficiaria cinco cidades do Brasil. E Dom Luciano conseguiu incluir a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. O Projeto era diminuir a taxa de mortalidade materno/infantil e a Santa Casa foi contemplada com o recurso. A aplicação do pleito deferido foi utilizado para a Construção da UTI Neonatal, melhorias na obstetrícia e ainda para capacitação da equipe Assistencial. O projeto iniciou em 1998 e a UTI Neo foi inaugurada em março de 2002. A frente de toda a implantação esteve como condutora a pediatra Drª Maria Cristhina Moreira Rocha, entre outros copartipantes e apoiadores.
Fonte: Santa Casa de Barbacena / Márcio Cléber.