Banner Aprendiz 18/032019

Uso de formol em cosméticos pode estar acima do indicado pela legislação

Um levantamento realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou que o formol pode estar sendo usado acima do recomendado em salões de beleza. De acordo com relatórios emitidos por meio de fiscais sanitários, 35% disseram ter notado o uso desregrado de formol em alisantes e “61,6% suspeitam que os produtos utilizados para alisar os fios contenham um teor de formol superior ao permitido pela Anvisa na fórmula” conforme a Anvisa.

A legislação determina um limite de 0,2% de formol na fórmula de cosméticos, incluindo os alisantes. O produto também pode ser usado para endurecer unhas, a 5%. De acordo com a Anvisa, o produto “em contato com a pele, pode causar irritação, queimadura, descamação e até queda de cabelo, entre outros danos. Se for inalado, pode provocar ardência nas vias respiratórias, coriza, falta de ar, tosse e dor de cabeça. Além disso, instituições internacionais reconhecem o efeito cancerígeno do produto”, informou o órgão.

Outro dado revelador da pesquisa é que 22,4% dos que notaram irregularidades alegam que a adição pode ter sido feita pelo próprio cabeleireiro. Já para os 15,9% desses fiscais, “as duas situações ocorrem: tanto o produto é fabricado com um teor de formol acima do permitido, como o produto é adicionado ao cosmético”.

Segundo o Portal do Empreendedor, em novembro de 2018 havia 599,8 mil estabelecimentos registrados como “cabeleireiro, manicure e pedicure” em todo País. Participaram da coleta 21 estados e o Distrito Federal, sendo que Minas Gerais foi um dos estados que mais contribuiu com os relatórios, com 32,5% de respostas, seguida de São Paulo (23,5%) e Paraná (15,5%).

Uso de formol em cosméticos pode estar acima do indicado pela legislação
Um levantamento realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou que o formol pode estar sendo usado acima do recomendado em salões de beleza.

 

Por: Mike Tavares.

Orientação: Marcelo Miranda.

Crédito Fotos: Anvisa

 

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.