• Unidade Regional de Barbacena utilizará drones para identificar e tratar focos do Aedes Aegypti

    Será feito o mapeamento e tratamento com larvicidas se necessário

    Foto: Nuzeee/Pixabay/Agência Brasil

    O Consórcio Intermunicipal de Saúde Alto das Vertentes (CISALV) implementará uma tecnologia no combate ao mosquito Aedes Aegypti na Unidade Regional de Barbacena. Utilizando drones, as ações de combate aos focos do mosquito terão como objetivo realizar o mapeamento e tratamento com larvicidas se necessário.

    O primeiro ciclo de monitoramento tem início este mês com um cronograma que será divulgado no site oficial do CISALV e nas redes sociais da instituição, e dos municípios que farão parte da ação. Durante essa fase, serão sobrevoados mais de 1.655 hectares de áreas críticas indicadas pelos municípios, permitindo a identificação detalhada dos focos de proliferação do mosquito.

    Os técnicos e coordenadores de vigilância dos municípios, junto ao CISALV, estão em fase de capacitação para operar e interpretar os dados obtidos com precisão, atuando na eliminação dos focos. Após o monitoramento, as equipes municipais participarão de treinamentos com a empresa contratada, aprimorando a análise e o tratamento dos pontos identificados.

    Disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais com apoio financeiro obtido através da Resolução SESMG nº 9.035/2023, foi contratada a empresa Atlas Geotecnologia Ltda para o mapeamento nos 30 municípios. O objetivo principal é combater as arboviroses de forma planejada e eficaz, utilizando tecnologia avançada para aumentar a precisão e eficiência das ações de vigilância.

    Serão contemplados os municípios: Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Capela Nova, Caranaíba, Carandaí, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Cipotânea, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Desterro do Melo, Entre Rios de Minas, Ibertioga, Itaverava, Jeceaba, Lamim, Ouro Branco, Paiva, Piranga, Queluzito, Ressaquinha, Rio Espera, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita do Ibitipoca, Santana do Garambéu, Santana dos Montes, São Brás do Suaçuí, Senhora de Oliveira e Senhora dos Remédios.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.