Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento será inaugurada na Santa Casa
O serviço começará a ser oferecido a partir desta sexta-feira (22/10)
A partir desta sexta-feira (22/10), as crianças nascidas na Santa Casa de Misericórdia de Barbacena poderão obter sua certidão de nascimento na própria maternidade. O programa Unidades Interligadas permite que os recém-nascidos já saiam dos estabelecimentos de saúde com a certidão de nascimento, garantindo a plena cidadania nas primeiras horas de vida. O serviço também incorporou a emissão, também no documento, do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
A iniciativa é fruto do convênio entre a Santa Casa e o Cartório do 1º Registro Civil das Pessoas Naturais de Barbacena. Com um sistema interligado ao cartório via internet, a impressão da certidão de nascimento ocorre no próprio hospital em, no máximo, 20 minutos. O serviço estará à disposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, na Unidade de Apoio ao Paciente da Santa Casa (UAP).
As Unidades Interligadas foram criadas por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais/TJMG e o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais (Recivil).
Atualmente, encontram-se no sub-registro os nascidos vivos e não registrados no próprio ano em que ocorre o parto. E a certidão de nascimento é a única maneira de garantir às pessoas o reconhecimento formal enquanto titular de direitos e deveres, permitindo assim o pleno exercício da cidadania.
Com informações da Santa Casa de Misericórdia