
UFSJ anuncia novos cursos de Engenharia e Inteligência Artificial com início em 2026
Novos cursos de graduação da UFSJ com foco em engenharia, inteligência artificial e inovação começam a partir de 2026.

A UFSJ implantará novos cursos de graduação, com início previsto para 2026, a partir de uma janela de oportunidades aberta pelo Ministério da Educação (MEC) para a expansão da oferta em áreas estratégicas.
Os cursos a serem implantados já possuíam Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) em tramitação nas instâncias institucionais, com propostas fundamentadas na reorganização de ofertas existentes e no aproveitamento de estruturas acadêmicas e físicas já consolidadas na Universidade. Isso permitiu responder de forma tempestiva ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).
No Campus Alto Paraopeba (CAP), será implantado o curso de Engenharia da Computação e Inteligência Artificial, com ingresso da primeira turma previsto para o semestre 2026/1. A proposta foi elaborada e apresentada por docentes do Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação, Automação, Telemática e Humanidades (DTECH), com oferta de vagas anualmente. O curso integra a formação clássica da Engenharia da Computação às tecnologias contemporâneas de inteligência artificial, ampliando as possibilidades de ensino, pesquisa aplicada e inovação em áreas como ciência de dados, aprendizado de máquina, robótica, Internet das Coisas, automação e Indústria 4.0 e 5.0.
No Campus Santo Antônio (CSA), iniciará, também no semestre 2026/1, o curso de Engenharia de Energia, concebido pelo Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos (DCTEF). A formação é voltada à inovação, à sustentabilidade e ao desenvolvimento tecnológico, preparando profissionais para projetar, integrar e otimizar sistemas energéticos, com atuação nos desafios da transição energética e da eficiência no uso de recursos.
Já no Campus Sete Lagoas (CSL), está prevista, para 2027, a implantação do curso de Engenharia de Controle e Automação. A nova oferta ampliará a atuação institucional da UFSJ nas áreas de automação, sistemas inteligentes e tecnologias industriais, com formação voltada à modernização de processos produtivos, instrumentação, controle e integração de sistemas.
A criação dos três cursos foi acompanhada da previsão de contratação de pessoal docente e técnico-administrativo, além de investimentos em infraestrutura diretamente vinculados às novas ofertas. Ao todo, estão previstas 40 vagas docentes e 33 vagas de técnicos-administrativos em educação (TAEs), sendo 14 de nível E e 19 de nível D.



