• UFSJ sedia programação integrada sobre Comunicação, Jornalismo e Democracia; Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes ocorre na próxima semana

    Entre os dias 12 e 14 de novembro, a Universidade Federal de São João del-Rei promove uma programação integrada que reúne a I Jornada Nacional de Comunicação Política e Democracia, o III Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes e a XII Semana Acadêmica de Jornalismo.

    Foto: arquivo 2022 / divulgação

    Entre os dias 12, 13 e 14 de novembro de 2025, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) será palco de uma grande programação dedicada à reflexão sobre os desafios e as transformações da Comunicação Social contemporânea.

    A I Jornada Nacional de Comunicação Política e Democracia e o III Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes acontecem de forma integrada, reunindo pesquisadoras, pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes regiões. De maneira simultânea, também será realizada a XII Semana Acadêmica de Jornalismo (SAJOR), organizada pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS/UFSJ).

    Com o tema “Comunicação, Jornalismo e Democracia em movimento – práticas, saberes e disputas em tempos de Inteligência Artificial”, o encontro propõe um espaço de diálogo sobre as múltiplas formas de pensar, produzir e vivenciar a comunicação no Brasil atual.

    A programação inclui mesas de debate com especialistas, oficinas práticas e apresentações de trabalhos científicos, valorizando a troca entre teoria e prática, universidade e sociedade. Entre palestrantes convidados, estão o ex-ministro de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, e a mestra em Ciência Política e ex-parlamentar, Áurea Carolina.

    As submissões de trabalhos – em formato de resumo expandido ou artigo completo – estão abertas até 9 de novembro. São seis Grupos Temáticos disponíveis: Estudos em Jornalismo; Estudos Interdisciplinares em Comunicação; Comunicação Política, Propaganda Eleitoral e Campanha Permanente; Comunicação, gêneros e grupos minorizados; Artes, Estudos Literários e Ficção seriada e Mídias, Discurso e Sociedade.

    As inscrições para participação geral também já podem ser feitas pelo site do evento: https://linktr.ee/comunicavertentesjornalismo

    “Mais do que reunir eventos, a proposta da nossa programação é reunir pessoas. Queremos criar um espaço de troca real, onde teoria, prática e experiência de vida se encontrem”, afirma o jornalista e publicitário Arthur Raposo Gomes. Doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora, ele é ex-aluno e ex-professor substituto da UFSJ, sendo membro da Comissão Organizadora do(s) evento(s).

    Estrategista e pesquisador em Comunicação Política e Eleitoral, Arthur reforça: “esse evento é também um exercício de formação cidadã. Ele mostra que comunicar é disputar sentidos, construir pontes e fortalecer vínculos. Trazer o debate sobre Comunicação Política, Jornalismo e Democracia para o interior de Minas é reafirmar que a produção de conhecimento e a prática política não estão concentradas só nos grandes centros urbanos”.

    “Nos últimos anos, temos buscado consolidar um espaço permanente de reflexão sobre comunicação, política e sociedade, valorizando o protagonismo de pesquisadores e estudantes da região”, afirma o professor titular do Departamento de Comunicação Social da UFSJ, e membro da Comissão Organizadora da programação, Luiz Ademir de Oliveira.

    Já a graduanda em Comunicação Social – Jornalismo na UFSJ, Isabela Franco, que também faz parte da Comissão Organizadora, defende que a importância em debater sobre a Inteligência Artificial, Comunicação e Jornalismo é essencial, porque são áreas que estão profundamente interligadas e impactam diretamente a forma de como a sociedade se informa, se relaciona e constrói conhecimento.

    “Discutir essa relação é, portanto, fundamental para compreender os limites e as responsabilidades do uso da IA no campo da comunicação. Além disso, permite refletir sobre como preservar os valores do jornalismo, como a veracidade, a ética e o compromisso social, em um cenário mediado por tecnologias cada vez mais autônomas e influentes”, complementa.

    A iniciativa é uma realização do Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania e do Departamento de Comunicação Social (DCOMs/UFSJ), com apoio do CNPq (via Bolsa de Produtividade em Pesquisa – Nível 2 do Prof. Dr. Luiz Ademir de Oliveira), do CACOS/UFSJ e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PROMEL).

    Para mais informações, acesse o site do evento (www.comunicavertentesjornalismo.wordpress.com) ou os perfis no Instagram: @comunicavertentes (www.instagram.com/comunicavertentes) @cacosufsj (www.instagram.com/cacosufsj) @jornada.comunicapolitica (www.instagram.com/jornada.comunicapolitica)

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.