• Turma Black Hawk faz Compromisso ao Código de Honra da EPCAR

    Durante a cerimônia, os Alunos também se comprometeram em honrar a Bandeira Nacional

    Foto: Sargento Domingos

    “Nós nos comprometemos com a verdade, com a honestidade e com a justiça, bem como repudiamos entre nós atitudes contrárias a essas”. Foi com essas palavras que os Alunos do Primeiro Esquadrão da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) – Turma Black Hawk – bradaram, na última sexta-feira (11/07), o Compromisso ao Código de Honra da Nascente do Poder Aéreo.

    Durante a cerimônia, presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, os Alunos também fizeram o Compromisso à Bandeira Nacional. O juramento impele aqueles que o clamam a “dedicar-se inteiramente ao serviço da Pátria”, defendendo-a com a própria vida, se preciso for.

    Para o Comandante do Primeiro Esquadrão, Capitão Aviador Daniel Carlos Cavalcanti de Lima, essa é uma das formaturas mais importantes para os Alunos da EPCAR. “Eles se comprometem, de forma solene, a agir com verdade, honestidade e justiça, sendo estes os valores imprescindíveis para o Ethos militar do futuro líder da Força Aérea Brasileira. Além disso, ela concretiza o compromisso ao maior símbolo do militarismo, que é a Bandeira Nacional, tornando este momento ímpar na formação dos Alunos”, pontuou.

    O Aluno Levyh Thompson Mendes Ferreira revelou a importância da cerimônia em sua vida. “Todo o âmbito da Escola se resume a uma evolução da própria mentalidade. Percebo que todos os dias eu tenho que me forçar a vencer cada desafio, de modo a me comprometer inteiramente com o estilo de vida que escolhi seguir. Dessa forma, proferir essas palavras, em um evento tão grande e para tantas pessoas, significa mostrar essa dedicação e real entrega de tudo o que há em mim para a minha devoção à Pátria e para o comprometimento às minhas funções”, ressaltou o Aluno.

    Ao dirigir a palavra aos integrantes da Black Hawk, o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, destacou que o Compromisso à Bandeira e ao Código de Honra é um passo importante na jornada rumo ao Oficialato. “Não é o simples cumprimento de prescrições regulamentares. Objetiva-se, antes de tudo, solidificar, na consciência de cada um, uma linha de conduta e um lema de vida voltados para os valores morais cultuados na caserna, alinhados com patriotismo e civilidade”, exortou o Comandante.

    Conselho de Honra

    Outra parte importante da Cerimônia de Compromisso foi a entrega de Distintivos aos representantes do Primeiro Esquadrão no Conselho de Honra da EPCAR. Juntamente com a Presidente e os membros do 2º e 3º Esquadrões, a partir de agora eles têm a responsabilidade de zelar pelo Código de Honra dos Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar. O documento abrange os preceitos morais e éticos relacionados aos valores fundamentais da Escola: dignidade acima de tudo, servir por ideal e aprender para liderar.

    Assim como o Aluno Thompson, a Aluna Ana Clara Brandt do Espirito Santo está entre os sete escolhidos pela turma. Eles tiveram seus nomes confirmados pelo Comando do Esquadrão, considerando a Conduta Moral e a liderança que exercem sobre seus pares. “Recebi a notícia com muita honra, surpresa e, ao mesmo tempo, com um profundo senso de responsabilidade. Saber que fui escolhida para representar os valores da EPCAR dentro do Conselho de Honra me encheu de orgulho, pois a turma me viu como um exemplo”, afirmou Brandt.

    Agora, mais do que nunca, a Aluna afirmou ter consciência de que suas atitudes devem refletir os princípios do Código de Honra. “Pretendo honrar essa escolha sendo justa, ética e responsável em todas as situações que me forem confiadas. Mais do que isso, quero contribuir para o crescimento moral e pessoal de cada aluno, inclusive o meu. Afinal, fazer parte do Conselho de Honra não é um privilégio, mas uma missão que exige humildade e firmeza”, finalizou.

    Do EAM ao Compromisso

    A Cerimônia de Compromisso à Bandeira Nacional e ao Código de Honra marcou uma data importante para a Turma Black Hawk: isso, porque no dia 11 de julho, completaram-se exatos seis meses do início do Estágio de Adaptação Militar (EAM) dos então postulantes a Alunos da EPCAR.

    De acordo com o Comandante do Esquadrão, a turma superou muitos desafios. “Observo muita maturidade adquirida, boa compreensão do sentido da missão desta Escola e uma postura vibrante perante as situações. Aos poucos, o espírito de corpo vem tomando forma, e já se observa uma coesão, sobretudo nos valores que eles se comprometeram nessa bela cerimônia”, pontuou Capitão Daniel.

    Em seu discurso, o Brigadeiro André Luiz recordou aquele 11 de janeiro e o caminho percorrido até aqui. “Tenho certeza que vem à mente o dia em que cruzaram o portão desta renomada instituição e iniciaram o Estágio de Adaptação Militar. No dia 7 de fevereiro, seus familiares estiveram aqui, em Barbacena, celebrando a primeira grande conquista da Turma 2025: receber as platinas de Aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Outras etapas foram surgindo e sendo superadas. Aos poucos, a rotina foi entrando no sangue. Noto que a insegurança deu lugar ao orgulho de pertencimento à Força Aérea Brasileira, e o medo deu lugar à atitude firme de saber o que fazer e como se portar em consonância com os princípios inabaláveis da vida militar: a hierarquia e a disciplina”, afirmou o Comandante.

    A Aluna Brandt ressaltou o conhecimento e as experiências que já teve. “A trajetória até aqui foi desafiadora, intensa, mas extremamente enriquecedora. Foram seis meses de muita aprendizagem; lembro-me de quando cheguei e quão diferente eu estou. A Escola e a vivência moldaram-me e me fizeram ser quem eu sou hoje. Aprendi muito mais do que imaginei em termos acadêmicos e militares. Também aprendi sobre mim, que meus limites vão muito além. Aprendi sobre a vida na caserna e valores importantes, como o espírito de corpo. Desenvolvi especialmente o senso de responsabilidade, a disciplina e a resiliência. Aprendi a lidar com pressão, trabalhar em equipe e a manter a cabeça erguida diante das dificuldades.” Já Thompson apontou que, conforme o tempo foi passando, os erros se tornaram pontos fortes. “Percebi grande avanço nas atividades corriqueiras e até mesmo a organização do tempo para equilibrar minha rotina militar com os estudos”, observou.

    A Cerimônia de Compromisso à Bandeira Nacional e ao Código de Honra contou com a presença do Brigadeiro do Ar Humberto César Pamplona Coelho, Comandante da EPCAR de abril de 1990 a agosto de 1993, além de outras autoridades militares e civis.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.