Trilha dos Inconfidentes dá início a projeto que incentiva prática do cicloturismo
Um dos objetivos do projeto é buscar recursos financeiros para o tombamento das estações
Com o objetivo de resgatar e preservar a história das estações de trem estruturando rotas para a prática do cicloturismo em Minas Gerais, a Trilha dos Inconfidentes dá início ao projeto “Rota das Estações”.
Os municípios que possuem estações de trem ativas ou desativadas e que façam parte da Instância da Governança Regional Trilha dos Inconfidentes serão percorridos, visando resgatar e preservar a história da região, destacando a importância das estações para a cultura, o turismo e a história de Minas Gerais. O projeto conta com o apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e do Governo de Minas Gerais.
Para colocar em prática esta ação, a Trilha conta com a participação da ciclista e guia de cicloturismo, Vivi Sawczuk, que vai percorrer as cidades de Barbacena, Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barroso, Carandaí, Coronel Xavier Chaves, Conceição da Barra de Minas, Carrancas, Ibituruna, Nazareno, Prados, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Vicente de Minas e Tiradentes. O trajeto da Rota das Estações já é feito por ciclistas que buscam desbravar as belezas da região e vão contar agora com um melhor desenvolvimento de percurso.
Em cada visita, a ciclista irá registrar as estações e um pouco da história das cidades a qual elas pertencem. Assim, o projeto busca referenciar estas estações como importantes pontos turísticos do estado, referenciar estas estações como importantes pontos turísticos do estado, atraindo novos investimentos e, consequentemente, gerando novos empregos.
Outro objetivo do projeto é buscar recursos financeiros para o tombamento das estações, trabalhando para a revitalização e preservação dos espaços, tornando-os propícios também para uso da comunidade local.
Com informações da Prefeitura de Barbacena