![](https://folhadebarbacena.com.br/wp-content/uploads/2024/12/zap.png)
![](https://folhadebarbacena.com.br/wp-content/uploads/2024/12/WhatsApp-Image-2024-12-19-at-14.10.34-jpeg.webp)
Totem eletrônico para guia da Reserva Cultural e Ambiental da Sericícola é desenvolvido no IF Barbacena
O projeto teve início em maio de 2023 e foi criado utilizando um equipamento de TV Box
![](https://folhadebarbacena.com.br/wp-content/uploads/2024/07/8ead5dfe52dad6f5d5dc93bc510fe2ff-jpg.webp)
Um professor e estudantes do Instituto Federal Sudeste – Campus Barbacena (IF) criaram um “smart totem” para guia de visitação e informações da Reserva Cultural e Ambiental da Sericícola utilizando um equipamento de TV Box.
O protótipo foi apresentado no último mês pelo pelo professor Herlon Ayres Camargo e os bolsistas João Lucas Terra Farias e Abigail Lima Carpinetti Neta da Silva, ao Grupo Ponto de Partida. O projeto foi contemplado no Edital nº 37/2022 – “Apoio a Projetos com Interface entre Pesquisa, Extensão e Inovação”.
As atividades tiveram início em maio de 2023 e foram finalizadas em dezembro, sendo as etapas de desenvolvimento a adaptação de um equipamento TV Box pirata apreendido pela Receita Federal do Brasil para servir de CPU do Smart Totem; pesquisa de opinião para levantamento do conteúdo desejado pelo público e seu formato de exibição; desenvolvimento do aplicativo que permite interação com o totem por voz, áudio e tela sensível ao toque; e testes finais de desempenho e aceitação.
De acordo com o professor Herlon, a primeira etapa exigiu mais da equipe. “O mais desafiador foi adaptar o equipamento de TV Box, que originalmente foi concebido para outra finalidade, para que funcionasse como um mini-computador, com recursos avançados de interação multimídia. A demonstração do protótipo ao Grupo Ponto de Partida teve por objetivo apresentar o resultado final do desenvolvimento do aplicativo e todas as suas funcionalidades de interação. A equipe contou com o apoio do dos professores Glauco Santos França e Antônia Samylla Oliveira Almeida, da área de Ciências Ambientais”, declarou.
De acordo com a Diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, professora Fabianne Furtado, o projeto foi bem aceito pelos membros do grupo Ponto de Partida, que fará contribuições no conteúdo do aplicativo com o material já existente. Será agendada uma outra apresentação, dessa vez direcionada a um público maior, para o conhecimento e divulgação por parte da população.
![](https://folhadebarbacena.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Sem-Titulo-2.webp)
![](https://folhadebarbacena.com.br/wp-content/uploads/2024/12/zap.png)
![](https://folhadebarbacena.com.br/wp-content/uploads/2024/07/PROPAGANDA-1.png)