TCU deve decidir hoje o pedido para suspender leilão do trecho da BR-040
O processo será analisado pelo ministro Walton Alencar Rodrigues. Nova concessionária está prevista para assumir amanhã o trecho da rodovia que passa por Barbacena
O Tribunal de Contas da União (TCU) deve decidir hoje (05) o pedido de suspensão do contrato de relicitação da BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, que passa por Barbacena. Esse foi um pedido da Via-040, que é a atual concessionária que adminstra o trecho. Está previsto para a nova empresa, a EPR Via Mneira, assumir amanhã (06) o trecho licitado.
A denúncia apresentada pela empresa ao Ministério Público junto ao TCU, como apublicada pela Folha de Barbacena na última semana, dizia que o processo apresentava inconscistências e por isso deveria havera suspensão. O prazo foi um dos fatores prinicipais apresentados pelo sub-procurador do MP Lucas Furtado, que pediu celeridade já que o contrato acaba hoje. O processo será analisado pelo ministro Walton Alencar Rodrigues.
Dificuldade
De acordo com a rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, fontes que acompanham o processo de relicitação da BR-040 afirmam nos bastidores que a ação no TCU é mais uma tentativa da Via 040 para impedir a conclusão do processo e a transferência da rodovia mineira para a nova concessionária.
As mesmas fontes ouvidas pela matéria avaliam que dificilmente o tribunal vai suspender o contrato da EPR, uma vez que o processo já recebeu o aval do TCU.