

Solenidade do “Dia do Maçom” é cancelada pela Câmara Municipal de Barbacena
A Folha de Barbacena entrou em contato com a Câmara Municipal, que divulgou uma nota a respeito do cancelamento

A Câmara Municipal de Barbacena decidiu cancelar a sessão solene alusiva ao “Dia do Maçom” que aconteceria nesta sexta-feira (18/08) após receber um ofício dos veneráveis das lojas maçônicas do município recusando o convite para participar do evento. A ação é prevista em Lei Municipal para ser realizada anualmente.
A principal causa da recusa seria o aumento de vereadores para a próxima legislatura, conforme o ofício encaminhado à Presidência da Câmara Municipal na última quarta-feira (16/08). “No último ano, diante do processo de aumento do número de vereadores, em relação ao qual a comunidade manifestou interesse e solicitou esclarecimentos, juntamente com Nossa Sublime e Augusta Ordem que fora acionada pelo pelo povo de Barbacena para tal fim. Sentimos profunda decepção pelo fato de a votação ter ocorrido sem a devida transparência e diálogo, o que resultou em um sentimento generalizado de falta de confiança nas ações deste órgão”, diz um dos trechos do documento.
A respeito da participação na solenidade, o ofício reconhece a importância da celebração da data, mas cancela a participação dos homenageados. “Nossos obreiros são movidos pelo respeito aos nossos ideais milenares, que se fortalecem com a união em busca dos mesmos propósitos que nos inspiram” pontua, encerrando com o desejo de que “este desagravo possa contribuir para um diálogo construtivo e para a retomada do alinhamento desta Câmara Municipal com os anseios do povo barbacenense”.
A Folha de Barbacena entrou em contato com a Câmara Municipal, que divulgou a seguinte nota. Confira na íntegra:
A Câmara Municipal se entristece com a decisão das lojas maçônicas de Barbacena, em não participar da homenagem de Barbacena à Maçonaria, e, consequentemente, em não poder cumprir a Lei Municipal 4434/2012, de autoria do ex-vereador Amarílio Andrade, modificada pela Lei Municipal 4595/ 2014, de autoria do ex-vereador Luiz Gonzaga.
A Câmara Municipal de Barbacena reforça que está sempre aberta ao diálogo, de forma democrática, para com a Maçonaria barbacenense, bem como todas as lojas que integram esta respeitosa instituição


