

Soldados da EPCAR concluem Estágio de Polícia da Aeronáutica
Cerimônia de encerramento marcou entrega de brevês aos 38 concludentes, que agora passam a desempenhar atividades de segurança e defesa com maior preparo técnico

Após 19 dias de intensos treinamentos militares, 38 Soldados da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), concluíram o Estágio de Polícia da Aeronáutica (EPA). A edição 2025 do curso foi encerrada na última sexta-feira (18/07), com a entrega de brevês aos formandos durante cerimônia militar realizada no Pátio do Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena (GSD-BQ).
O Estágio integra o Projeto de Atividade Operacionais (PAOP), da Força Aérea Brasileira (FAB), e tem o objetivo de complementar a formação do Soldado para missões de escolta, policiamento ostensivo, busca e apreensão, controle e bloqueio de vias, medidas de controle no solo e controle de trânsito.
A solenidade teve início com a chegada do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, acompanhado do Comandante da GSD-BQ, Major de Infantaria Antônio Claudino Silva Júnior. O curso foi ministrado entre os dias 30/06 e 18/07 por militares do GSD-BQ de diferentes patentes, além de instrutores da Polícia Militar e da Polícia Penal.
Em seu discurso, o Brigadeiro do Ar André Luiz elogiou o trabalho desenvolvido pelos instrutores internos e externos, bem como a determinação dos concludentes. “É uma das formações mais importantes para os elementos de combate e defesa das nossas instalações. Orgulhem-se desse distintivo e saibam que, agora, vocês têm uma grande responsabilidade. A Escola Preparatória tem como missão principal formar os alunos que vão ingressar na Academia da Força Aérea, mas vocês também fazem parte desta grande máquina de atividades de apoio que colaboram para o cumprimento da missão”, pontuou.
Além de militares do GSD-BQ, o Estágio teve a participação de Soldados do Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU-BQ), da Divisão Administrativa (DA) e da Subdivisão de Serviços Gerais. O conteúdo envolveu técnicas de abordagem de pessoas e veículos, revista pessoal e veicular, técnicas de algemação, atendimento pré-hospitalar tático, controle de distúrbios civis, técnicas de progressão em terreno e instrução de maneabilidade.
Capacitação especializada
A edição deste ano do Estágio de Polícia da Aeronáutica foi aprimorada, com foco em procedimentos operacionais mais complexos, de acordo com o Comandante do GSD-BQ, Major Claudino. “Conseguimos aliar tanto o desenvolvimento atitudinal, que é o desenvolvimento da habilidades como resiliência e resistência à frustração, quanto o desenvolvimento técnico, com noções de abordagens, disparos, uso da força e operações de controle de distúrbios”, descreveu.
Essa maior rigidez do Estágio foi sentida pelo Soldado João Victor Pereira, eleito o “destaque militar” pelos instrutores e colegas. “A todo momento você tem que estar preparado, mas o que salva é o espírito de corpo. Aprendemos a lidar com as dificuldades e a vibrar com as diversas instruções”, afirmou.
Assim como ele, o Soldado Gabriel Moreira e Silva foi exemplo de excelência, conquistando o primeiro lugar no Estágio. “Depois de três semanas, o corpo não está respondendo muito bem, mas é quando não podemos abaixar o fuzil de forma nenhuma. Não foi fácil sair da zona de conforto, enfrentar o frio e o cansaço, mas é o tipo de experiência que muda o nosso caráter para melhor”, contou.
Com o fim das atividades, o Tenente Matheus Flores Guedes, Adjunto da Seção de Apoio do GSD-BQ e coordenador do Curso, enfatizou que as lições aprendidas pelos militares serão fundamentais para a segurança da EPCAR. “Os concludentes do Estágio passam a ser militares especializados no que tange à segurança da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena, estando aptos a realizarem atividades com maior nível de especialização e preparo técnico”, completou.


