• Silvio Santos: qual o legado do mestre da comunicação para o mundo dos negócios?

    Siga o colunista da Folha de Barbacena no @gabrielmedeirosbr

    Foto: Reprodução

    Recentemente, uma das personalidades mais icônicas da comunicação brasileira faleceu aos 93 anos, vítima de uma broncopneumonia. Mas, apesar de sua partida, Senor Abravanel – o famoso Silvio Santos – deixou um enorme legado para várias áreas e pessoas no Brasil e no mundo. E, com isso, trago o tema da coluna de hoje: o que podemos aprender com Silvio sobre o mundo dos negócios?

    Mas antes, vamos entender qual é o real tamanho dos negócios de Silvio, além do carismático apresentador que conhecemos da TV.

    Patrimônio

    Estimado em cerca de R$ 1,6 bilhões, o patrimônio de Silvio inclui uma série de negócios. De acordo com o site da holding (termo que se refere a uma empresa que detém o controle de todos os negócios de uma pessoa ou família) Grupo Silvio Santos, os negócios do apresentador incluíam a Liderança Capitalização, que é responsável por produtos como a TeleSena, o SBT, a Jequiti Cosméticos, o Hotel Jequitimar e a Sisan Empreendimentos Imobiliários.

    No entanto, essas são as empresas principais que estão listadas no site, mas é possível que a holding de Silvio detenha outros negócios menores e/ou com menor participação.

    A essa altura, você já deve ter percebido que há muito tempo Silvio não dependia mais de apresentar o seu programa para ganhar dinheiro. Na verdade, ainda que o SBT deixasse de existir, Senor Abravanel teria várias outras fontes de renda. E isso já é o primeiro item que podemos aprender com este mestre da comunicação (e dos negócios).

    Lições do empresário Silvio Santos:

    Diversificação

    Retomando o último parágrafo, diversificação é o nome. Ainda que você seja muito bom naquilo que faz e que ganhe muito dinheiro com isso, é preciso diversificar. Isso porque não sabemos o dia de amanhã. Se olharmos o SBT, por exemplo, ainda que seja um grande império de mídia, não é novidade que a TV vem perdendo espaço para a internet. Por mais que o SBT também tenha presença no digital e tenha alguns programas que fazem sucesso no YouTube (como o The Noite com Danilo Gentili, por exemplo), nem toda a grade de programação da TV consegue se adaptar bem a esse formato.

    Em outras palavras, não dá para garantir que o SBT sempre será como sempre foi, ou seja, lucrativo.

    Eu, como Assessor de Investimentos, já escutei diversas vezes na minha carreira frases como “Por que eu vou investir o meu dinheiro no mercado financeiro ou na bolsa de valores se eu ganho mais investindo na minha loja ou na minha plantação de soja?” Bem, eu acho que acabei de te dar a resposta com base em um dos empresários mais bem-sucedidos do país.

    Ouça seu cliente

    Silvio também sempre foi um ouvinte aguçado. Ele construiu um dos maiores impérios de mídia do país porque sabia, com maestria, entregar ao povo aquilo que ele procurava. Seus programas de entretenimento, suas premiações, seus formatos e bordões únicos, seus produtos e serviços – tudo era baseado naquilo que a população queria consumir; por isso, fazia tanto sucesso. Ele tinha um tino impressionante para negócios. Não à toa, muitas vezes pensava fora da caixa e ousava, como quando colocou uma criança de 5 anos (Maisa) para apresentar um programa de TV ao vivo. Frequentemente, Silvio surpreendia a todos, mostrando que uma decisão que parecia péssima era a mais acertada.

    E assim, você não precisa ter o mesmo nível de habilidade que Silvio tinha para enxergar possibilidades onde ninguém via, mas o mais importante é a lição que ele deixou: saiba ouvir o seu cliente. Não adianta você querer vender aquilo que ACHA que é bom e que vai ser consumido; você precisa oferecer aquilo que seu cliente quer. E, em grande parte das vezes, o seu cliente está te mostrando isso, porém nem sempre você se atenta para a informação.

    Cuide de pessoas

    Existem vários episódios relatados por pessoas que conviveram com Senor Abravanel no que diz respeito à forma como ele tratava seus colaboradores. Alguns desses casos foram publicamente conhecidos – como o conselho que Silvio deu à atriz Larissa Manoela para ir para a Globo buscar melhores oportunidades; outros são mais privados – como relatos feitos por Maisa de como o apresentador cumprimentava colaboradores nos bastidores e decorava nomes.

    Saiba cuidar de pessoas! São as pessoas que movem sua vida e sua empresa. De nada adianta você ter uma inteligência soberana, ter dinheiro infinito, se não tiver boas pessoas ao seu lado. Se você tem um negócio e deseja ter bons funcionários que pensem como donos, assim como você, trate-os também como donos. Boas pessoas não vão ficar em ambientes que não as valorizem. Seja generoso e prestativo, acima de tudo, e, com isso, você também poderá conviver com pessoas semelhantes.

    Adeus, Senor Abravanel!

    Silvio Santos se foi, mas seu legado, inspiração, exemplos e atitudes ficam. Foram 93 anos de muita história na vida de muitas famílias brasileiras. Não foi um ser humano perfeito, mas ninguém é! Que possamos levar sempre nas nossas vidas um pouco das boas virtudes que fizeram com que o filho de imigrantes judeus, nascido em 1930, que vendia canetas no Rio de Janeiro, se tornasse uma das figuras imortais da história brasileira!

    “Do mundo não se leva nada, vamos sorrir e cantar!

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.