Senac está com matrículas abertas para o curso gratuito de Garçom
Com retomada da economia, instituição aposta na formação de novos profissionais
O comércio de bens e serviços foi um dos mais afetados pela pandemia. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em 2021, quando as medidas restritivas já estavam se afrouxando e os estabelecimentos comerciais voltavam à normalidade, 72% dos bares e restaurantes relataram estar em dificuldade para honrar pagamentos como impostos, aluguéis e débitos com fornecedores. No entanto, a categoria vem se recuperando bem, de modo que muitas oportunidades estão surgindo na área. Acompanhando esse movimento, o Senac em Barbacena está oferecendo o curso gratuito de Garçom, com início em 20 de junho.
“Estamos, finalmente, saindo de um período cruel, que foi a pandemia. Agora, muitos restaurantes e bares estão reabrindo, e muitos eventos estão retornando. Isso tem feito com que a procura por garçons tenha aumentado de maneira considerável na cidade”, afirma Flávio Gomes, docente do Senac no setor de gastronomia.
De acordo com a Abrasel, o setor o setor gerava cerca de 450 mil novas oportunidades de emprego por ano antes da crise, o que fez com que o segmento crescesse em média 11% ao ano entre 2009 a 2019. Para mais, somente em março de 2022, pequenos negócios mineiros geraram um saldo de 14.084 novos postos de trabalho, conforme mostrou levantamento foi feito pelo Sebrae Minas, com base em dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
Contudo, por mais que o cenário tenha se mostrado otimista para os garçons, o conhecimento e a prática do ofício são fundamentais para que o profissional, mais do que conseguir o emprego, mantenha seu cargo.
“O ofício de garçom não se limita no atendimento”, explica o docente do Senac. “É necessário ter conhecimento sobre bebidas e preparação de pratos, boa memória, comunicação clara e interagir bem com os clientes”, complementa.
Ele ainda ressalta que um bom garçom deve saber lidar com situações inusitadas que podem colocar a imagem dele e do restaurante em risco.
“Se o garçom está servindo e deixa derramar uma sopa no cliente, o que fazer? Ou, então, se confunde os pedidos e serve o prato errado, como agir?”, questiona Flávio. “Saber como proceder nesse tipo de situação é uma das coisas que faz do garçom um bom profissional. E é justamente isso que nós nos empenhamos em fazer: formar profissionais extremamente capacitados”, conclui.
Com carga horária de 240 horas, o curso capacita o aluno para atender clientes em hotéis, restaurantes, bares e outros estabelecimentos do tipo utilizando técnicas específicas da área. As aulas têm início em 20 de junho e são presenciais, de segunda a sexta-feira, no turno da tarde. Interessados devem se matricular presencialmente em qualquer uma das unidades do Senac na cidade (Praça Pedro Teixeira, 48, Centro, ou Rua Mucuri, 201, bairro Caiçaras).
Programa Senac de Gratuidade
O curso de Garçom integra o Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado para pessoas com renda mensal familiar per capita inferior a dois salários mínimos. Por meio do programa, a unidade também está oferecendo o curso de Técnicas de Serviços de Barman, com aulas previstas para iniciar em agosto. Os interessados devem se matricular presencialmente.
Serviço
Matrículas abertas para cursos gratuitos no Senac em Barbacena
Inscrições: presencialmente nas unidades do Senac, no Centro da cidade (Praça Pedro Teixeira, 48), ou no Caiçaras (Rua Mucuri, 201)
Cursos oferecidos: Garçom (início em 20/6), Técnicas de Serviços de Barman (início em 08/8) e Técnicas de Serviços de Barman (início em 26/8)
Endereço do Senac em Barbacena: Praça Pedro Teixeira, 48, Centro
Informações: (32) 3052-1750