

Senac EAD oferece mais de 6 mil vagas gratuitas em cursos técnicos para Minas Gerais
Para Barbacena são oferecidas 285 vagas

O Senac em Minas, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos na modalidade a distância (EAD). O prazo para participação no processo seletivo termina em 1º de agosto, às 17h, e as aulas começam em 15 de setembro de 2025.
O objetivo do Senac EAD é ampliar o acesso à educação profissional para cidadãos de todo o país, oferecendo capacitação mesmo a quem está distante dos polos educacionais.
Confira a distribuição das vagas gratuitas nas unidades polo na Zona da Mata e Campos das Vertentes:
- Barbacena (285 vagas): Administração (30), Contabilidade (25), Desenvolvimento de Sistemas (25), Logística (25), Meio Ambiente (25), Qualidade (40), Recursos Humanos (25), Secretariado (25), Segurança do Trabalho (40), Transações Imobiliárias (25).
- Conselheiro Lafaiete (225 vagas): Administração (30), Contabilidade (25) Desenvolvimento de Sistemas (30), Logística (15), Meio Ambiente (15), Qualidade (15), Recursos Humanos (25), Segurança do Trabalho (50), Transações Imobiliárias (20).
- Juiz de Fora (455 vagas): Administração (90), Contabilidade (40), Desenvolvimento de Sistemas (90), Logística (40), Recursos Humanos (40), Segurança do Trabalho (75), Transações Imobiliárias (80).
- Lavras (145 vagas): Contabilidade (20); Logística (20), Meio Ambiente (20), Qualidade (20), Secretariado (20), Segurança do Trabalho (25), Transações Imobiliárias (20).
- Manhuaçu (90 vagas): Administração (30), Desenvolvimento de Sistemas (5), Logística (10), Segurança do Trabalho (15) Transações Imobiliárias (30).
- São João del-Rei (90 vagas): Administração (20), Contabilidade (10), Desenvolvimento de Sistemas (20), Logística (5), Recursos Humanos (10), Segurança do Trabalho (15), Transações Imobiliárias (10).
Requisitos para conquistar uma vaga gratuita no Senac EAD
As oportunidades são oferecidas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado a candidatos com renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais. Antes da inscrição, é fundamental verificar os pré-requisitos de cada curso — como escolaridade mínima exigida — disponíveis na descrição das formações.
A seleção dos candidatos será realizada conforme os seguintes critérios:
1) Seleção por Estado;
2) Seleção para o curso oferecido, conforme disponibilidade de vagas;
3) Classificação obtida pela ordem de inscrição no curso pelo candidato;
4) Comprovação de toda a documentação exigida para a matrícula.
Os cursos são realizados por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com recursos como videoaulas, simuladores, objetos interativos e atividades práticas, tudo mediado por tecnologias educacionais.
As interações, conteúdos e avaliações ocorrem integralmente no ambiente virtual, exceto nos cursos de Guia de Turismo e Óptica, que contam com vivências presenciais práticas, acompanhadas por tutores habilitados.
Ao concluir o curso, o aluno recebe o diploma de Técnico – Nível Médio, reconhecido nacionalmente pelo MEC, ampliando suas chances de inserção e crescimento no mercado de trabalho.
Sobre o Senac EAD
Com quase 80 anos de atuação, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil, iniciando sua trajetória em 1947 com a Universidade do Ar, projeto em parceria com o Sesc, que levava cursos por rádio a todo o país.
Desde 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição expandiu sua oferta, chegando a todos os estados brasileiros com cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão. São mais de 380 polos presenciais para apoio e avaliações.
Nos últimos três anos, foram disponibilizadas cerca de 70 mil vagas em 244 municípios, em 27 estados. A região Sudeste lidera em número de alunos, com destaque para Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Os cursos mais procurados são Técnico em Administração, Técnico em Recursos Humanos e Técnico em Logística.
Acesse o site da instituição e confira os detalhes das vagas oferecidas.


