
Termina amanhã a Semana de Mobilização dos Ecopontos de Reciclagem no IF Barbacena
Projeto de extensão em parceria com a Associação BQ Recicla promove coleta de recicláveis e conscientização sobre sustentabilidade no Campus Barbacena.

Termina nesta sexta-feira (31/10) a Semana de Mobilização dos Ecopontos de Reciclagem no Instituto Federal Sudeste – Campus Barbacena. O projeto está sendo realizado em conjunto com a Associação BQ Recicla, que instalou ecopontos na instituição, onde estão sendo coletados papel, papelão, metal e plástico.
Conforme a coordenadora do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, professora Tamires P. Correia, falou sobre o projeto e a parceria com o IF. “A Associação BQ Recicla é a única associação de catadores ativa em Barbacena. Fundada em 2024, hoje conta com 23 associados que vivem da reciclagem, alguns com mais de 30 anos nessa área. O projeto de Extensão previa a instalação dos ecopontos de coleta de recicláveis e a mobilização. Três ecopontos foram instalados no Campus, sendo eles na Lanchonete, Guarita do Prédio Sede e Refeitório. A Associação se responsabilizou também em vir quinzenalmente recolher os recicláveis”, declarou.
A professora também explicou sobre a mobilização realizada dentro do IF. “Nesta semana, estamos fazendo uma mobilização nas salas de aula e nos setores do Campus, com o objetivo de explicar o que são os ecopontos, onde estão localizados, o que pode ser destinado a eles e a importância dos materiais reciclados. Além de mim, o Prof. Marcelo Milagres também coordena o projeto de extensão, com envolvimento dos discentes do Bacharelado em Gestão Ambiental”, explicou ela.



