Banner Grande Aprendiz 28/06/2019
Banner Grande Aprendiz 28/06/2019

Secretaria de Estado de Saúde sinaliza cuidados para o período das chuvas

Além do risco de acidentes por deslizamentos de encostas, quedas de imóveis, inundações e raios, o período chuvoso também é porta para a chegada de doenças como leptospirose, dengue, chikungunya, zika, doenças dermatológicas e respiratórias, além de hepatites.

Com base nisso, a Secretaria de Estado de Saúde lançou um alerta para a população sobre os cuidados com a saúde durante o período chuvoso.

Cuidados com a casa

Para a Vigilância em Fatores de Riscos Não Biológicos da SES-MG, quando houver alagamento é importante que se evite o contato com a lama e a água, pois há um risco grande de contaminação. Marina Caldeira, coordenadora da Vigilância de Riscos, recomenda que se for inevitável o contato com a água contaminada, que fique o menor tempo possível.  Pessoas que trabalham na remoção da lama precisam usar equipamentos de proteção como luvas e botas, e que se por acaso tiverem contato direto com o material infectado e sentirem sintomas de doença, procurem imediatamente o centro médico e informem do contato com a água ou a lama da enchente.

Se a residência for atingida por enchente, a SES recomenda lavar com água e sabão as superfícies atingidas e desinfetar com hipoclorito de sódio a 2,5%, na proporção de 400 ml de hipoclorito de sódio para 20 litros de água, podendo ser usada para a esterilização de paredes, pisos e outras superfícies.

Cuidados com os alimentos

A Vigilância em Alimentos, da Secretaria de Estado de Saúde, recomenda que os alimentos sejam mantidos fechados e guardados longe do alcance de roedores e outros animais, em locais altos e de forma que não sejam atingidos pela chuva.

De acordo com o SES, “alimentos como frutas, legumes, verduras, carnes, grãos, leites e derivados, que entraram em contato com as águas da enchente, precisam ser descartados mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, pois, ainda assim, podem estar contaminados”. Ainda Segundo o SES, “o mesmo vale para alimentos enlatados, quando as latas estiverem amassadas, enferrujadas ou semiabertas”.

O departamento de Vigilância em Alimentos recomenda também o hábito de lavar muito bem as mãos e os produtos alimentícios antes de se alimentar, para evitar o aparecimento de complicações.

Cuidados com a água

Caso o acesso a água tratada seja inviável a orientação do SES é que se realize o tratamento caseiro da água:

“A água usada para beber, para higiene pessoal e fazer comida deve ser tratada, antes do seu uso, da seguinte maneira: Filtrar ou coar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Aplicar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5%, a cada litro de água. Deve-se aguardar 30 minutos após a aplicação para poder consumir a água” explica a coordenadora de Vigilância em Fatores de Riscos Não Biológicos.

Quando não houver hipoclorito de sódio o órgão recomenda “filtrar ou coar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Ferver a água que você vai utilizar para consumo durante 5 minutos. Depois, ‘bater’ a água, passando o líquido de uma vasilha limpa para outra vasilha também limpa. Este procedimento de ‘bater’ a água fervida permite a sua oxigenação, melhorando o seu sabor”, explica a SES.

A água tratada com hipoclorito de sódio a 2,5% deve ser consumida no mesmo dia.

Prevenção à dengue, zika e chikungunya

A temperatura mais elevada e a chegada das chuvas são fatores que podem favorecer a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A SES orienta que os cidadãos tenham atenção aos “reservatórios de água, pequenos depósitos domiciliares (vasos, garrafas, recipientes de degelo em geladeiras), lixo e sucatas”, pois são possíveis criadouros do mosquito Aedes.

O órgão orienta que as ações de prevenção e controle se mantenham durante todo o ano para evitar a situação de epidemia das doenças.

Por: Mike Tavares.

Orientação: Marcelo Miranda.

Crédito fotos: Wilker Porto | Brumado Agora.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.