Secretaria de Educação de Minas emite nota sobre polêmica das matrículas em Barbacena

 

Na última quinta-feira (06/02), a Folha de Barbacena (FB) noticiou as reclamações dos pais de alunos de estudantes barbacenenses da rede estadual de ensino. O caso se deu, devido à designação de vagas dos estudantes cadastrados no processo informatizado de matrícula, adotado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), quando problemas foram relatados, como o o caso de uma aluna que mora no bairro São José e que realizou seu cadastro para as escolas estaduais Adelaide Bias Fortes, Pio XI e Bias Fortes, todas na região central da cidade, e foi encaminhada para a Escola Estadual São Miguel, no bairro Funcionários.

Em outro caso, uma estudante moradora do bairro do Carmo, em Barbacena, foi encaminhada para uma escola localizada a cerca de 27 Km de sua casa, no Distrito de Correia de Almeida. Situação semelhante aconteceu com outro jovem, que mora no bairro São José.

De acordo com informações, pais e alunos estiveram na última segunda-feira (03/02) na sede da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Barbacena que se prontificou mandar as ocorrências para a SEE/MG, em Belo Horizonte para retificar as designações de matrículas.

Em contato com a SEE/MG, o órgão informou à FB que mais de 327 mil estudantes fizeram a pré-matrícula na rede estadual de ensino, e que 97% dos alunos foram alocados em uma das três primeiras unidades de ensino que apontaram no ato da pré-matrícula e, deste total, 70% conseguiram a vaga na primeira opção. A secretaria informou também, que o encaminhamento dos alunos levou em consideração as escolhas dos estudantes com a indicação das escolas, os critérios descritos na resolução 4.231/2019 e a disponibilidade de vagas de cada unidade de ensino.

Já sobre as reclamações, a SEE/MG informou que as dúvidas das famílias estão sendo esclarecidas, caso a caso, por meio do seu canal de atendimento “fale conosco” disponível no site da secretaria (www.educacao.mg.gov.br). No contato, através deste canal, é importante enviar o número de inscrição, o nome completo do aluno, a data de nascimento, a filiação e município da escola.

Nota Oficial SEE/MG

“A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que está inaugurando esse ano o processo informatizado de matrícula escolar para os alunos oriundos de outras redes de ensino ou que desejavam mudar de escola. Esse procedimento, já utilizado na maioria dos estados brasileiros, vem gerando maior transparência nos critérios de alocação dos alunos nas escolas de maior procura.

A divulgação das duas chamadas de encaminhamento dos mais de 327 mil estudantes que fizeram a pré-matrícula na rede estadual de ensino mostrou que 97% dos alunos foram alocados em uma das três primeiras unidades de ensino que apontaram no ato da pré-matrícula e, deste total, 70% conseguiram a vaga na primeira opção. Pela primeira vez, as famílias puderam indicar até dez unidades de ensino de sua preferência.

O encaminhamento dos alunos levou em consideração as escolhas dos estudantes com a indicação das escolas, os critérios descritos na resolução 4.231/2019 e a disponibilidade de vagas de cada unidade de ensino.

A SEE/MG informa que as dúvidas das famílias estão sendo esclarecidas, caso a caso, por meio do canal de atendimento “fale conosco” disponível no site da secretaria (www.educacao.mg.gov.br). Para garantir um bom atendimento, é importante enviar, nesta comunicação, o número de inscrição, o nome completo do aluno, a data de nascimento, a filiação e município da escola.

Os alunos que não participaram do processo de matrícula ou que desejam fazer alguma mudança na sua alocação poderão, a partir do dia 10 de fevereiro, acessar o site www.matricula.educacao.mg.gov.br e verificar as escolas que contarão com vagas disponíveis.”

Banner Grande Podologia 1
Banner Aplicação

Os comentários estão desativados.