Banner Grande Aprendiz 28/06/2019
Banner grande Unipac

Santa Casa de Barbacena recebe doação de tecido para método Mãe Canguru

 

Na última semana, a Santa Casa de Misericórdia de Barbacena recebeu a doação de 15 metros de tecido (brim) que serão utilizados na confecção de faixas a serem utilizadas no método Mãe Canguru.

O Mãe Canguru é desenvolvido pela Santa Casa e tem ajudado muitos bebês que precisam ficar internados na instituição. O método consiste em um tipo de cuidado neonatal humanizado que implica no contato precoce pele a pele, entre mãe e bebê prematuro (nascido antes de completar todo o período gestacional). Neste procedimento não é só a mãe que participa, mas também o pai ou qualquer outra pessoa da família.

O Mãe Canguru oferece muitas vantagens ao bebê, além de ser um gesto mais do que carinhoso, estabelece maior apego, segurança, incentivo ao aleitamento materno e melhor desenvolvimento da criança, evitando infecções. A Santa Casa de Barbacena é o único hospital da região que possui este tipo de assistência aos bebês prematuros.

O método se desenvolve em três etapas. A primeira ocorre quando o bebê ainda está internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo). Os pais mantêm um contato físico com o seu bebê, isto é, são estimulados pela equipe hospitalar a tocarem seu bebê que está dentro da incubadora. Se a criança estiver em condições clínicas estáveis, os pais poderão fazer a posição Canguru, onde o bebê fica apenas de fralda em contato com a pele no peito nu do pai ou da mãe.

Quando o bebê está estável, é encaminhado à Enfermaria Mamãe Canguru, para que mãe e bebê permaneçam 24 horas na posição Canguru. Nessa enfermaria a mãe aprende todos os cuidados com o bebê, com a supervisão da equipe hospitalar.

Na posição Canguru, o bebê tem menos refluxo e as vias aéreas são mantidas livres e há diminuição do risco de apnéia (parada respiratória durante o sono). O contato com o corpo da mãe promove a manutenção da temperatura corpórea do bebê e o desenvolvimento neurológico da criança é melhor, ainda mais pelo fortalecimento dos laços afetivos entre mãe e bebê.

Fonte: Santa Casa de Misericórdia.

Banner Grande Podologia 1
Banner Aplicação

Os comentários estão desativados.