Banner Grande Aprendiz 28/06/2019
Banner Grande Aprendiz 28/06/2019

Salve! Negras da América Latina

 

Por Priscila Romaica

Embora a população negra represente mais da metade da nação brasileira, estamos mal representados em várias esferas sociais, políticas, econômicas, culturais, midiáticas etc. Apesar da baixa representatividade das mulheres negras no poder de ascensão e decisão, o dia 25 de julho é um marco para lembrarmos do grito e força da mulher negra!

Data que celebra a vida e a luta de Tereza Benguela, que viveu no século XVIII no Quilombo do Piolho ou do Quariterêre no Mato Grosso. Tereza após a morte de seu marido, se tornou a rainha do quilombo tonando sua população empoderada e resistente à escravidão por duas décadas.

Além disso, o dia 25 de julho celebra o dia de mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas dando a oportunidade e visibilidade para que mostremos que nossa existência representa luta por igualdade de gênero e raça.

Lembremos então mulheres: nós carregamos a força histórica e celebrar a vida das que vieram antes de nós é importante para que possamos também servir de luz às que virão a partir de nós! Celebremos e Lutemos.

 

Confira mais textos de Priscila Romaica e outros autores barbacenenses em clubedosliteratos.blogspot.com

 

Sobre a autora

Estudante de Letras  – Português/Inglês e suas respectivas literaturas, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); Colabora a cinco anos com  trabalho voluntário no ICASA  – Instituto Curupira Ações Sócio Ambientais (Organização Não Governamental (ONG) livre.) – Ativista pelo movimento e empoderamento feminista negro;  Cantante nas horas vagas e, amante de uma boa prosa e bons livros em tempo integral

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.