Saiba como funcionará os atendimentos em casos suspeitos de dengue no período de Carnaval em Barbacena
Durante o período de Carnaval, as Unidades Básicas de Saúde não funcionarão em seu período regular
Na noite de ontem (07/02), a Prefeitura de Barbacena publicou um vídeo em suas redes sociais em que a Secretária Municipal de Saúde, Sinara Campos, informa sobre o novo fluxo de atendimentos em casos suspeitos de dengue durante o período de Carnaval, em que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) não funcionarão em seu período regular.
De acordo com ela, até a próxima quarta-feira (14/02), o atendimento da população acontecerá na Policlínica. “A Policlínica já está funcionando 24h para um primeiro atendimento se a Unidade Básica não estiver funcionando. Então se você sentir algum sintoma, falando especificamente de dengue, a instituição vai estar aberta para atender toda a população de Barbacena”, declarou a secretária.
Entre os sintomas mais comuns estão febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, podendo a doença também ser assintomática ou apresentar quadros leves.
Em casos mais graves em que o paciente já apresenta febre ou esteja com os sintomas há alguns dias, também está sendo recomendado o encaminhamento para o Hospital Regional, que também realizará o atendimento. Quanto à Santa Casa de Misericórdia, foi informado que o atendimento na área da pediatria continua normalmente para atender a casos de dengue e também demais situações, exceto urgências. Nestes casos, a orientação é que o Samu seja acionado para que seja feito o devido encaminhamento.
“Depois de Quarta-Feira de Cinzas a gente vai formar um novo fluxo de atendimento com a chegada dos testes rápidos. Nós estamos montando uma sala de soroterapia para dar os primeiros cuidados sem sobrecarregar as Unidades de Saúde e os hospitais”, finalizou ela.