• Rounds reduzem tempo de internação no Complexo Hospitalar de Barbacena

    A média de permanência caiu de 14 dias em 2023, para 10 dias em 2024, chegando a atingir 7 dias em novembro

    Desde sua implementação há dois anos, os “rounds” têm se mostrado uma estratégia eficiente no Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB). A prática consiste em reuniões entre equipes multidisciplinares para discutir os tratamentos e condutas adotadas com os pacientes. Os resultados positivos já são evidentes, especialmente na redução do tempo de internação.

    Na Clínica Médica, a média de permanência caiu de 14 dias, em 2023, para 10 dias em 2024, atingindo 7 dias em novembro. No Centro de Terapia Intensiva (CTI), a redução foi ainda mais expressiva: de 12 dias, antes da implantação dos rounds no setor em julho, para 6,2 dias no último mês de novembro.

    O intensivista Luiz Jacob, responsável pelos rounds no CTI durante a semana, celebra os resultados. “No CTI, deu muito certo porque diminuiu o tempo de permanência, melhorando o giro de leitos, sem comprometer a qualidade da assistência e, assim, abrindo mais vagas para a população que necessita desses serviços”, declarou

    De acordo com Maria de Fátima da Silveira Assis, coordenadora da Unidade de Clínica Médica do CHB, a comunicação efetiva entre os profissionais é uma das principais metas para garantir a segurança do paciente. “Os rounds interdisciplinares estruturados favoreceram a comunicação entre os membros da equipe, contribuindo para a redução do tempo de permanência e para a melhoria dos indicadores de qualidade, além de proporcionarem um cuidado mais seguro durante a hospitalização”, afirma.

    A prática foi reestruturada há um ano como parte do projeto Lean nas Emergências, que busca otimizar o tempo de atendimento aos pacientes. Essa abordagem tem garantido maior segurança no cuidado prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Os encontros envolvem uma ampla gama de profissionais, incluindo médicos, residentes, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, odontólogos e assistentes de saúde bucal.

    O médico preceptor da unidade, Antônio José de Paula Fonseca, destaca a evolução no cuidado ao paciente. “Hoje, além do trabalho médico e da equipe multiprofissional, há um trabalho transdisciplinar, que nos ajuda a olhar o paciente como um todo, promovendo uma assistência integrada e focada”, pontuou o profissional.

    Atualmente, os rounds acontecem diariamente no CTI, quatro vezes por semana na Clínica Médica e estão em processo de implantação na Clínica Cirúrgica do hospital.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.