
Diáconos Permanentes participam de Retiro Canônico anual em Barbacena
Retiro conduzido por Dom Joel Maria dos Santos reuniu diáconos permanentes da Arquidiocese de Mariana para momentos de silêncio, oração e meditação das Virtudes Teologais.

No mês de novembro, Barbacena recebeu o Retiro Canônico Anual para os Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Mariana. O evento aconteceu na casa das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias e foi assessorado por Dom Joel Maria dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, o qual propôs a meditação das Virtudes Teologais: Fé, Esperança e Caridade.
Dom Joel conduziu os diáconos e recordou que, como Ministros Ordenados, eles devem sempre aplicar no dia a dia, o que ele chamou de “os grandes investimentos, que são: a oração, o ouvir, o rezar e o meditar a Palavra de Deus além da vida sacramental”. Citando o Papa Francisco, ele falou também sobre a importância de não esquecer que “antes de ministros ordenados, somos cristãos”. Durante o encontro, foram meditados os frutos do Jubileu do Ano da Esperança 2025.
O Diácono José Roberto Pinto, colaborador da Paróquia de São Sebastião em Conselheiro Lafaiete, falou sobre a participação. “Foi um retiro que teve a presença de muitos Diáconos e o local, a casa das Irmãs Vitorianas, foi excelente para vivência”, concluiu.
Já o Diácono Sebastião Góis Pereira, Presidente do Conselho Arquidiocesano de Diáconos (CAD) e colaborador da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem em Itabirito, destacou sua felicidade pela presença de Dom Joel. “Fiquei muito feliz e agradecido com o sim de Dom Joel ao aceitar conduzir este retiro. Com simplicidade se fez presente e no seu falar trouxe muita clareza no conteúdo desenvolvido. Seu jeito acolhedor transmitiu liberdade aos presentes, o que se pode perceber na tranquilidade com que todos participaram”, destacou.
O presidente do CAD aproveitou para agradecer aos Diáconos e às irmãs da casa que acolheu o encontro. “Aproveito para agradecer a todos os Diáconos presentes e a nossa Gratidão às Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitorias pela acolhida e hospitalidade gentil e fraterna nestes dias em sua Casa”, pontuou.
“Em suma, foram dias marcados pela meditação pessoal, oração silenciosa, Santa Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento com a prática da Lectio Divina, finalizando com a Bênção do Santíssimo Sacramento. Voltamos renovados e reabastecidos pela Graça de Deus, o que nos faz cada dia mais dispostos em levar Cristo às almas e as almas à Cristo”, concluiu o Diácono Sebastião Góis Pereira.



