• Resgatando a história, Projeto de Lei aprovado institui o Dia do Barbacenense

    A data será celebrada anualmente no dia 9 de março

    Foto: Câmara Municipal de Barbacena

    Com o intuito de resgatar o amor e o orgulho de ser barbacenense, foi aprovado o Projeto de Lei nº 0040 que institui o dia 9 de março como o Dia do Barbacenense. De autoria do vereador Glauber Milagres Gava, o objetivo é a criação de eventos que contem e resgatem a história de Barbacena, tornando o morador da cidade e aqueles que se sentem acolhidos por ela conscientes de importância histórica do município.

    “Muitos dos jovens não sabem da história da nossa cidade, então é interessante a gente contar essa história e também relembrar que a gente já teve grandes barbacenenses que participaram efetivamente da história do Brasil”, declarou o vereador, que também contou que a ideia para a implementação da data teve início através de uma conversa entre o assessor de comunicação da Câmara Municipal, Marcelo Miranda, e os fundadores da marca Vem Di Bequê, que trabalha o resgate da história e da cultura barbacenense.

    A data foi escolhida considerando que anteriormente o dia 9 de março celebrava o aniversário da cidade, uma vez que nesta mesma data no ano de 1840 Barbacena foi elevada de vila à cidade. Porém no ano de 1991 foi realizada uma revisão que decidiu que o aniversário do município seria comemorado em 14 de agosto, pois em 1791 aconteceu a elevação do Arraial da Borda do Campo à Vila de Barbacena. Dessa forma, a primeira data que até mesmo dá nome a um dos bairros da conhecida Cidade das Rosas, foi esquecida.

    Marcelo, que auxiliou o vereador na montagem do projeto, explicou como o processo foi realizado para a implementação da celebração. “Esse projeto foi votado na Câmara Municipal em 1ª e 2ª instância. Ele foi passado para a Comissão de Estudos Municipais, foi aprovado por essa comissão em 1ª e 2ª votação, em redação final e foi encaminhado para o Prefeito, que sancionou e hoje é uma lei. Então a partir do ano que vem a Prefeitura tem que fazer todo um movimento para celebrar a data do dia 9 de março. Não é feriado, vale ressaltar, é apenas uma data que tem que ser lembrada para poder constituir o imaginário e a identidade cultural do barbacenense”, explicou ele.

    O conceito se tornou conhecido pela população através de uma postagem realizada pela Vem Di Bequê em suas redes sociais. “A gente fez uma postagem sem falar se era de fato ou não aniversário do barbacenense, montamos um texto, elaboramos uma campanha de marketing para a data do dia 9 de março e viralizou tanto que agradou o próprio Glauber, chamou a atenção dele que propôs que a data fosse realmente oficializada como o dia do barbacenense”, relatou Thiago Rossi, sócio fundador da marca, acrescentando que “a ideia de criar o Dia do Barbacenense surgiu porque essa data nunca existiu na história de Barbacena, no calendário, então a gente quis criar uma data onde o barbacenense fosse homenageado independente se ele vivesse ou não na cidade e também para homenagear aquelas pessoas que se sentem barbacenenses de coração”.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.