Em vez de presentes de casamento, noivos pedem doação de sangue durante pandemia

02/08/2020 00:00:00

 

 

Os noivos Jacqueline Batista e Gil Mendes fizeram um pedido diferente em sua lista de presentes de casamento: doação de sangue.

Impedidos, pela pandemia de COVID-19, de celebrar sua união com festa e convidados, o casal que se conheceu em Portugal, durante um intercâmbio da noiva brasileira em terras lusitanas.

O casal pediu a amigos e familiares que fizessem uma doação de sangue, destacando o momento de enorme fragilidade do sistema de saúde e, consequentemente, uma maior necessidade de gestos solidários.

 

“A ideia surgiu de uma necessidade de ‘multiplicar, dividir e somar’ para celebrar nossa união”, explica Jacqueline, que é cientista social e vive em Belo Horizonte. Ela conta que, embora tenha sida responsável pela sugestão, a ideia recebeu grande apoio do noivo. “A doação de sangue nada mais é que um gesto de amor. E como não podemos concretizar a troca de amor em formato de festa e celebrações devido à Covid, estamos propondo a forma de doação de sangue”, defende. 

 

O convite, então, foi enviado aos amigos e familiares mais próximos, para realizarem a doação, no hemocentro de Belo Horizonte. Os noivos, porém, destacam que o “presente” deve ser evitado por pessoas que pertençam ao grupo de risco para Covid-19 ou não preencham todos os critérios para doação.

“Não é a quantidade que importa, mas a conscientização do quão importante e necessário é a doação de sangue, que não deve esperar um familiar ou amigo ser hospitalizado para acontecer. Doar é amor e isso sim tem tudo a ver com casamento”, destaca a noiva. 

Além da pandemia, o casamento entre Jacqueline e Gil também precisou vencer o desafio da distância. Ela, que é mineira, pretende morar com o noivo, que vive em Portugal. A comemoração, então, ocorrerá sem a união física do casal. "Meu maior presente seria a presença dele, mas temos uma pandemia e um oceano de distância", conta. 

Fonte: Delas.IG / Foto: Delas.IG / Arquivo Pessoal.


Marcelo Miranda
Agencia Qu4tro