Região tem diversos premiados no VII Prêmio Brasil Queijos
Foram 44 medalhas distribuídas para queijarias na região
A região do Campo das Vertentes e também da Zona da Mata foram premiados no VII Prêmio Brasil Queijos de 2024, realizado em Blumenau, foram 44 medalhas distribuídas para queijarias na região, que compõe o escritório regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora. Os premiados são de diversas cidades, como Alagoa, São João del-Rei, Madre de Deus de Minas, Andrelândia e Juiz de Fora.
Dentre as medalhas, 25 foram dadas a egressos de cursos ou assistência técnica e gerencial oferecidas gratuitamente pelos Sindicatos de Produtores Rurais.
Um dos destaques no concurso foi a região sul do estado de Minas Gerais, que vem se tornando uma das principais potências na produção de queijos maturados de qualidade. Na cidade de Alagoa, por exemplo, que produz o renomado Queijo Artesanal Tradicional da Alagoa, egressos de grupos de Assistência Técnica e Gerencial realizados pelo Sindicato Rural de Baependi, saíram do VII Prêmio Brasil Queijos com 18 medalhas, uma medalha Seleção Queijista, prêmio máximo da competição, seis de ouro, 10 de prata e um bronze.
Com uma receita de família feita há décadas e participando pela primeira vez de concursos, o Jayme Porfírio nem acreditou quando recebeu a notícia de que seu queijo Capa Preta tinha recebido o prêmio Seleção Queijista. Esta é sua segunda medalha do queijo Pedra do Segredo em seu segundo concurso, sendo a anterior, de ouro. “Estamos muito alegres e vimos que é muito bom participar de concursos o povo vai conhecendo a marca e tem mais procura de queijos”, contou Jayme, que ficou animado com as vitórias e já quer participar de mais eventos. “Muitos também aqui na cidade não sabiam do meu queijo. Ano que vem iremos mandar novamente”, completou
Informações: SENAR/Sistema FAEMG