Banner Aprendiz 18/032019

Professora de escola pública é destaque na mídia nacional

23102018

A Escola Municipal José Benedito Câmpara, em Mantiqueira do Palmital, na zona rural de Barbacena, ganhou repercussão nacional por causa do projeto “Meu Porquinho da Índia”, desenvolvido pela professora Eliane de Paula Rocha. O plano leva para a sala de aula um porquinho da índia, de nome “Bidu” e propõe que as crianças cuidem do animal e desenvolvam a habilidade da leitura. A exibição foi ao ar no programa Como Será, da Rede Globo,  apresentado pela jornalista Sandra Annenberg, no último sábado (20/10).

A professora Eliane explicou à Folha de Barbacena (FB) sobre o trabalho realizado: “o projeto nasceu de uma roda de conversa com os alunos, onde o porquinho da índia era usado para entrar na casinha da quermesse da igreja. Daí surgiu a ideia de levar o porquinho nas casas. Para que o porquinho visitasse o aluno, ele deveria ler livrinhos pra ele”.

Segundo a educadora, os alunos levavam o “Bidu” para a casa dos colegas e juntos compartilhavam conhecimentos sobre os cuidados com o porquinho. “Na casa do colega, eles conheciam a família e um pouco da vida do aluno, ensinavam a mãe e a criança a cuidar do ‘Bidu’ e no outro dia a mãe levava o ‘Bidu’ de volta e era entrevistada por toda turma. Foi muito produtivo e emocionante todo projeto”, relata Eliane.

A proposta da professora do ensino básico teve início em agosto de 2017, atendendo crianças de quatro a cinco anos da educação infantil. Tamanho foi o sucesso da iniciativa, que foi premiada no nível Pré-Escola, na etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB 2018), que visa dentre outras prioridades “reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil”, de acordo com o Ministério da Educação (Mec).

Outro projeto que, apesar de não ter vencido esta edição no Estado, ganhou destaque no PPB 2018 foi o da educadora Mayara Esteves de Araujo, da Escola Municipal Rotary, com a iniciativa “Sólidos Geométricos – Um paralelepípedo televisivo” também para Pré-Escola. Este ano foram premiadas seis categorias: Creche, Pré-Escola, Ciclo Alfabetização (1º, 2º e 3º ano), Quarto e Quinto Ano, Sexto e Nono Ano e o Ensino Médio.

Por: Mike Tavares.

Orientação: Marcelo Miranda.

Créditos Fotos: Arquivo Eliane de Paula Rocha.

Os comentários estão desativados.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande