Procurador Jarbas Soares recebe hoje a medalha Sobral Pinto, na Câmara Municipal de Barbacena
O evento será às 19h na Câmara Municipal de Barbacena
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Jarbas Soares Júnior, receberá hoje (11/07) às 19h na Câmara Municipal de Barbacena, a medalha Sobral Pinto. A comenda será cedida, após análise do currículo do procurador pelo Conselho Permanente da Medalha.
Recentemente, em maio deste ano, Jarbas assumiu a presidência do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. Jarbas Soares foi eleito por aclamação no dia 17 de abril e sucedeu o procurador-geral de Justiça do Pará, César Mattar Júnior.
O procurador participou diretamente das negociações do caso envolvendo a tragédia de Brumadinho e é signatário do acordo em que a Vale do Rio Doce se comprometeu a pagar mais de R$ 37 bilhões como compensação pelo rompimento de suas barragens.
Sobral Pinto
Heráclito Fontoura Sobral Pinto foi um dos mais importantes juristas brasileiros. Natural de Barbacena, Sobral Pinto chegou a ser indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas negou, pelo fato de ter sido advogado do presidente da república, Juscelino Kubitschek.
Formou-se em direito em 1920 na Faculdade Nacional de Direito, a atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No Brasil, participou de quase todos os eventos marcantes ao longo do século 20. Em 1931 Sobral Pinto passou a publicar no periódico artigos de crítica ao governo provisório de Getúlio Vargas. Apelidado de “Senhor Justiça”, durante o Estado Novo e a ditadura militar, foi um ferrenho defensor dos direitos humanos dos presos políticos.