Primeiro caso de Meningite confirmado em Barroso
O estado de saúde da paciente é considerado estável
A Prefeitura Municipal de Barroso, através da Secretaria de Saúde, divulgou uma nota informando que na manhã desta sexta-feira (02/09) uma paciente foi diagnosticada com Meningite. Após a coleta do exame, o material foi encaminhado para Belo Horizonte para identificação de qual tipo de Meningite se trata.
O estado de saúde da paciente é considerado estável. Todas as medidas de profilaxia com as pessoas que tiveram contato com a mesma foram tomadas após a notificação da Vigilância Sanitária. Todos os órgãos da Vigilância de Saúde já foram notificados e juntos acompanham o caso. O Governo Municipal está prestando todo o apoio a família da paciente e acompanhando de perto o caso.
A meningite é uma inflamação das meninges, que são três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. É causada, principalmente, por bactérias ou vírus, mas raramente pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose. A princípio, pessoas com qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de 5 anos são as mais atingidas.
O Governo Municipal reforça a importância de manter a caderneta de vacinação em dia, evitando assim o contágio e a disseminação de doenças como a Meningite e a Covid-19. Em Barroso, a vacina contra a doença está sendo ofertada para crianças menores de 2 anos que tomam na rotina com 3,5 e 12 meses (Meningite C) e a vacina Meningocócica ACWY para adolescentes de 11 a 15 anos. A cidade também disponibiliza a vacina Meningocócica C para trabalhadores da saúde e para crianças de 5 a 10 anos não vacinados.
Com informações da Prefeitura de Barroso