Banner Aprendiz 18/032019

Previsão do tempo para este sábado na região

Previsão do Tempo
Pancadas de chuva à tarde em SP, RJ e Sul de Minas. Predominância de sol no Espírito Santo.

O sábado vai ser de sol na maior parte de Minas Gerais, devido a uma forte massa de ar quente e seco que ganha força hoje. Contudo, o ar úmido vindo do Atlântico em direção ao continente deixa o dia mais nebuloso na faixa leste. Chuvas rápidas podem atingir o Centro-Sul e Centro-Oeste mineiro. Já a região Centro-Norte deve estar em alerta pela baixa umidade do ar, que deve ficar entre 20 a 30%, no período da tarde.

Barbacena

O dia já começou com céu claro e forte sol na Cidade das Rosas. A mínima prevista para hoje era de 17° e a máxima deve chegar a 32°. A probabilidade de chuva é de 5%, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, podendo ocorrer pancadas isoladas ao cair da tarde.

Um alerta importante para a cidade é sobre o índice de radiação ultravioleta (UV), que aponta a intensidade extrema de radiação para o período do meio dia. Quem não puder evitar a exposição ao sol nesse período deve abusar do protetor solar.

Temperatura em outras cidades

Santa Bárbara do Tugúrio – Mínima 21° – Máxima 36°

Barroso – Mínima 19° – Máxima 34°

Alto Rio Doce – Mínima 21° – Máxima 34°

Rio Pomba – Mínima 25° – Máxima 41°

Falsa notícia sobre excesso de calor e ausência de chuvas no verão

Após a circulação de notícia falsa de que o fevereiro vai ser o mês mais quente da história do Brasil, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) divulgou  nota sobre os boatos:

“O Cpetc esclarece que não há previsão que concorde com essa notícia, nem base de dados que corrobore com a previsão citada para o mês de fevereiro. Lembrando que as previsões climáticas são elaboradas em termos de médios para o trimestre alvo, o que não descarta a ocorrência de dias isolados com a ocorrência de temperaturas máximas extremas”.

O órgão ainda destacou que a previsão “para o trimestre Fevereiro-Março-Abril indica maior probabilidade de chuvas na categoria acima da faixa normal climatológica para os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Região Norte do Piauí e Acre”.

Quanto à temperatura, “as previsões indicam maior probabilidade de ocorrência de valores acima da categoria normal em todo país, com algumas exceções para a região Norte do Nordeste, onde a temperatura deve ficar dentro da faixa normal” conforme o Cptec.

O Inmet também publicou nota que desmente os falsos rumores.

Nota Inmet

 

Por: Mike Tavares.

Informações meteorológicas: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

 

 

 

 

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.