Presidente da Câmara busca evitar fechamento do Hotel SENAC Grogotó, em Barbacena

 

O Presidente da Câmara Municipal de Barbacena (CMB), o vereador Amarílio Andrade (PSC), esteve na última quarta-feira (15/01), na sede do SENAC Minas, em Belo Horizonte. O chefe do Legislativo Municipal, acompanhado do jornalista João Carlos Amaral, discutiu com a direção da instituição, soluções que envolvem o não fechamento do Hotel Grogotó de Barbacena.

No encontro com a Diretora Regional, Elaine Dias, juntamente com assessores e superintendentes do Senac, Amarílio levou à direção a repercussão do caso na cidade e o impacto que o fechamento pode gerar em Barbacena. “ Sabemos que as dificuldades são enormes. Que a dívida é muito grande, infelizmente. Mas, estamos buscando todas as alternativas possíveis e impossíveis para que seja mantido o Hotel Grogotó funcionando em Barbacena. Para isso, levamos até a Diretora do Senac Minas, Elaine Dias, as nossas ponderações, que são também da Câmara Municipal e do Povo de Barbacena, na expectativa de que medidas venham a ser tomadas para que não ocorra o pior, que seria o fechamento do Hotel”, afirma Amarilio.

O vereador entregou, aos diretores do Senac, a cópia de um Memorial aprovado pelos vereadores, que foi encaminhado aos senadores Antônio Anastasia (PSB) e Carlos Viana (PSD), bem como para autoridades federais e estaduais.

Situação Financeira

A situação financeira do Hotel Grogoto é grave e o prejuízo cresce a cada ano. De acordo com relatos apresentados por Elaine Dias, seriam  necessários hoje,  R$ 50 milhões para sanar dividas e colocar o Hotel novamente em condições de atendimento.

Diretores do Senac visitarão Barbacena para detalhamento da situação do Hotel e o que pode ser feito para que não ocorra o seu fechamento.O encontro deve ocorrer na primeira semana de março, durante reunião Ordinária da Câmara Municipal.

A escola teve uma queda no número de alunos, como mostra a tabela abaixo:

  2019 2018 2017
Aprendizagem 209 192 175
Graduação 54 54 32
Técnico 80 157 142
Pós Graduação 18 61 39
Programas Sociais 117 137 175
Qualificação profissional 508 1368 747
Total: 986 3987 3327

 

Patrimônio Cultural

No último dia 16/12, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Barbacena (COMPHA) aprovou o tombamento do Hotel Grogotó. Com isso a estrutura do Hotel se tornou patrimônio cultural da cidade.

Banner Grande Podologia 1
Banner Aplicação

Os comentários estão desativados.