• Prefeitura tem novos secretários nomeados após a Reforma Administrativa

    Cronistas políticos tratam a administração pública em uma analogia a um jogo de xadrez, onde as peças são movidas em torno de um único objetivo, ou seja, onde estrategicamente cada um deve estar para que as ações concretas aconteçam.  Tal analogia é usada principalmente quando há mudanças em secretariado e ministérios. Nesta mesma analogia, as peças se movimentaram de forma significativa nesta quinta-feira (01/05), com as nomeações dos novos secretários e diretores da Prefeitura de Barbacena. Esta mudança ocorre após a aprovação da Reforma Administrativa pela Câmara Municipal, o que o prefeito Carlos Du considerava uma prioridade para o início do seu mandato. 

    Esta é a principal movimentação de uma única vez no secretariado de Carlos Du (PSD). A reforma  cria oito novas secretarias, sendo elas: Secretaria de Administração; Secretaria de Cultura e Turismo; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Esportes Paradesporto e Lazer; Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Segurança Pública; Secretaria de Serviços Públicos; Secretaria de Urbanismo. 

    Nem todas estas pastas tiveram secretários nomeados neste primeiro momento. Fontes afirmam que uma das característica da Reforma será o aumento de autonomia de diretorias, que também foram nomeadas nesta quinta-feira. 

    As mudanças nas secretarias são: 

    Daniel Melo – Secretário de Serviços Públicos

    Daniel sai da Secretaria de Assistência Social e assume esta nova pasta. Durante seu período na Assistência Social, Daniel desenvolveu projetos como o Restaurante Popular, programa Comida na Mesa, entre outros.


    Márcia Souza – Secretária de Urbanismo

    Márcia foi responsável por colaborar na coordenação de projetos considerados cruciais pelo Governo, como o Plano Diretor, de Mobilidade Urbana e a própria Reforma Administrativa. Agora na nova pasta, Márcia será responsável por atuar em temas como uso do solo, zoneamento entre outros.


    Rodrigo Carvalho – Secretário de Planejamento

    Rodrigo Carvalho assume a Secretaria de Planejamento, ocupada até então por Tatiane Fillardi, que torna-se secretária de Desenvolvimento Econômico. Rodrigo ocupou neste início de segundo mandato de Carlos Du a Secretaria de Gabinete, que passa a ser ocupada por Cristiane da Silva.


    Tatiana Fillardi – Secretária de Desenvolvimento Econômico

    Tatiana é servidora de carreira e ocupou na maior parte da primeira gestão de Carlos Du a Secretaria de Planejamento, com a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tatiana passa a ocupar essa nova pasta.


    André Guedes – Secretário de Assistência Social

    André atuou no Gabinete do Prefeito e na Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana durante a primeira gestão de Carlos Du. André ocupa agora uma das principais pastas da gestão pública dos municípios, que é a Assistência Social. Daniel Melo, antigo titular da pasta, ocupará a Secretaria de Serviços Públicos.


    Alexandre Braga – Secretário de Cultura e Turismo

    Alexandre ocupava a diretoria de Cultura, Desporto e Turismo, que pertencia à Secretaria de Educação. Agora essa área ganha status de secretaria, no entanto sem o esporte, que se tornou também uma secretaria.


    Júnior Silva – Secretário de Governo

    Juninho, como é conhecido, atuou próximo ao prefeito durante o seu primeiro mandato, desenvolvendo um importante papel de articulação. Na reforma Juninho passa a ocupar a Secretaria de Governo. Fabrício Magri, que ocupava a pasta, assumirá uma nova função no SAS.


    Ângelo Pádua – Secretário de Segurança Pública

    A Secretaria de Segurança Pública é mais uma das novas pastas criadas, quem assumirá será Ângelo Pádua, coronel da reserva e ex-comandante do 9º Batalhão. Nesta secretaria há a junção da Guarda Civil Municipal (que mantém a figura do comandante), SETRAM e a Defesa Civil.

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    Cristiane Queiróz – Secretária de Gabinete

    Cristiane chegou a ocupar durante a gestão de Carlos Du, de forma interina, a Secretaria de Fazenda. Sua última função na administração pública foi exatamente na Secretaria de Gabinete.


    Antônio Américo Júnior – Advogado Geral do Município

    Dr. Antônio Américo é advogado e professor universitário, além de servidor público de carreira. Dr. Antônio Américo ocupava a Consultoria Geral do Município durante o primeiro mandato de Carlos Du.

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