
Operação Cavalo de Aço: PM intensifica fiscalização a motocicletas
Ação da PMMG segue até janeiro de 2026 com foco na segurança viária

A Polícia Militar de Minas Gerais dá início amanhã (18/12) a Operação Cavalo de Aço. O objetivo é realizar ações e operações preventivas e repressivas com a finalidade de inibir a incidência de atitudes que desrespeitem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), assegurar o cumprimento da legislação e resguardar a integridade física e patrimonial da população. Em Barbacena, o início acontecerá às 14h em frente à Câmara Municipal.
Foi percebido nos últimos anos que esse período entre Natal e Reveillon, o chamado “Rolezinho do Grau”, prática caracterizada por encontros clandestinos de motociclistas em vias públicas, foi quando a PMMG recebeu grande volume de demandas relacionadas à perturbação do sossego, crimes e infrações de trânsito, evidenciando a magnitude e a relevância do problema.
Nesses eventos, é comum a realização de manobras perigosas, como empinar motocicletas, além de buzinaços, ruídos excessivos provenientes de escapamentos adulterados e direção em alta velocidade, desrespeitando normas do CTB. Tais ações representam riscos graves à segurança pública, afetando moradores, pedestres e outros condutores, além de provocarem perturbação do sossego e transtornos urbanos.
A operação Cavalo de Aço acontece até o início do mês de janeiro de 2026.



