Banner Grande Aprendiz
Banner grande Aprendiz 2
Banner grande Aprendiz 3

Polícia Militar alerta a população sobre como evitar golpe de estelionatários

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) publicou um documento com dicas de segurança, para que cidadãos não caiam nas mãos de estelionatários. A prática criminosa do estelionato, segundo a PM, tem sido cada vez mais comum no país, e consiste em obter vantagem de forma ilícita, induzindo ou mantendo alguém em erros, por meio de artifício ou qualquer outra forma fraudulenta. O crime tem pena de um a cinco anos de reclusão e se cometido contra idosos pode ser duplicada.

O Núcleo de Comunicação Organizacional da 13ª Região da Polícia Militar descreve o perfil dos criminosos nesses casos. Segundo a entidade, “são geralmente pessoas bem falantes, educadas e com grande capacidade de criar situações envolventes”. A PM ainda completa: “Elas observam e escolhem as pessoas que sacam o dinheiro em bancos e caixas eletrônicos ou que acabaram de receber seus salários”.

Conforme orientação da Polícia, é preciso estar atento nas ruas, nas agências bancárias ou por telefone. Não andar com quantidade grande de dinheiro nos bolsos ou em carteiras, não aceitar ajuda de estranhos quando tiver com uma quantidade significativa de dinheiro e evitar fazer comentários sobre idas ao banco, são situações que podem diminuir os riscos, segundo a PM.

Na agência bancária os militares orientam que “ao sacar o dinheiro, o indivíduo dele colocar seu corpo de uma maneira que tampe a senha e o valor”. Outra dica é somente aceitar ajuda de pessoas que trabalhem no banco e que estejam devidamente identificadas com crachá.

Além dos casos acima, outro tipo muito comum do golpe acontece por telefone. Ligações simulando sequestro de familiares ou tentativa de efetivar transações bancárias via telefone podem ser verdadeiras ciladas. Qualquer situação fora do normal deve ser comunicada à Polícia para que medidas cabíveis sejam tomadas.

 

Por: Mike Tavares.

Orientação: Marcelo Miranda.

Os comentários estão desativados.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande