

Poetisa Marisa Timponi fala sobre sua obra no Clube de Leitura da ABL
evento acontece no dia 30 de abril, às 19h30, na sede da ABL

A Academia Barbacenense de Letras (ABL) e a Fundação Porphyria promovem, na última quarta-feira de abril, um encontro especial do Clube de Leitura, que contará com a participação da poetisa Marisa Timponi, membro da Academia Juiz-forana de Letras. O evento acontece no dia 30 de abril, às 19h30, na sede da ABL.
O livro em destaque para a roda de conversa será “Essência de Madressilva”, obra de Timponi que integra a coleção Poesia em Flor. A publicação está disponível para compra pelo Clube de Leitura ao valor de R$ 15. No entanto, a aquisição do livro não é obrigatória para participar do evento, e não há taxa de adesão ao clube. Interessados podem obter mais informações e acessar as diretrizes do grupo por meio de um link para WhatsApp que pode ser acessado clicando aqui.
Sobre Essência de Madressilva
A obra reúne poemas contemporâneos inspirados na simbologia das seis pétalas da madressilva, que representam empatia, compreensão, paciência, compromisso, respeito e humor. A escritora revela que os versos foram concebidos durante o período de isolamento social. Além disso, o livro traz seções como Maroinas, em diálogo com poemas de Mário de Andrade, e Transventuras do Poeta, uma homenagem a Oswald de Andrade.
Quem é Marisa Timponi
Natural de São Geraldo, na Zona da Mata mineira, e cidadã honorária de Juiz de Fora, Marisa Timponi é formada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Professora de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa, atuou na UFJF nos cursos de Letras e Comunicação. Como escritora e pesquisadora, tem diversas publicações, incluindo “Ismael Nery & Murilo Mendes: reflexos” (indicado ao Prêmio Jabuti 2010), “Um olhar poético sobre Juiz de Fora” (2013) e o infantil “A menina rara” (2023).
Timponi é membro da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora (Leiajf), da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas e uma das fundadoras do CEMM, atual MAMM.


