Poesia de Bairro: segundo episódio registra a história do bairro São Pedro e seus moradores
O projeto contará com três episódios no total
O projeto “Poesia de Bairro” registra história de bairros de Barbacena e das pessoas que nele vivem. O segundo episódio foi divulgado ontem (29/10) e tem como tema principal o bairro São Pedro. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo.
Idealizado pelo escritor e músico barbacenense Otávio Martins, ele falou sobre a escolha da localidade. “Sempre foi um bairro que eu acho muito imponente ao mesmo tempo de muita humildade. Durante as pesquisas com moradores, comerciantes e transeuntes… majoritariamente foi destacado o comércio como ponto chave do bairro. O que coloca o São Pedro numa posição estratégica aos bairros locais. O comércio é como o coração no bairro, responsável por bombear as pessoas, gerar renda e interações sociais. Ao mesmo passo, é um bairro que carrega os revezes de ser periférico numa cidade como Barbacena, e passa pela necessidade de demandas e atenções próprias”, explicou.
A pesquisa também contemplou o papel da religião e dos trabalhadores na formação do bairro. “Isso dialoga com o episódio do São José, mas através de outros prismas. A cidade é isso: histórias de diferentes origens e motivações, mas que se aglomeram e se apoderam dos espaços. Ao mesmo tempo que as pessoas constroem suas histórias… constroem a história do bairro, da cidade e do mundo. O bairro é prefácio do mundo”, finalizou.
A iniciativa entrevistou mais de 100 moradores e apresenta relatos de como a história deles foi moldada pelo bairro em que moram. Otávio Henrique Martins é poeta, músico, professor e graduando em Ciências Sociais pela UEMG. É autor do livro “Mundo cor de rosa”. “Poesia de bairro” é sua estreia no audiovisual agregando as coisas responsáveis por mudar sua vida: a poesia, a sociologia e Barbacena.
A série “Poesia de Bairro” contará com três episódios. O primeiro deles foi ao ar na última sexta-feira (25/10) e teve como tema central o bairro São José. O último deles terá como foco a localidade Nova Cidade.