Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania lançado em Juiz de Fora
O Plano é resultado da 1ª Conferência Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, realizada em 2019
Aconteceu em Juiz de Fora, no dia 30 de novembro, o lançamento do primeiro Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, criado pela lei 14.242, de 6 de outubro de 2021. O presidente da comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Barbacena, e também GCM, vereador Donizete Medeiros, participou do evento a convite da Secretária de Segurança Urbana e Cidadania, de Juiz de Fora, Letícia Fonseca Paiva Delgado.
O Plano é resultado da 1ª Conferência Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, realizada em 2019. A partir dela, metas foram estabelecidas para que o município pudesse traçar o futuro da segurança local. Em 2020, foi implantado o Conselho Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Comsuc), instância de representação plural, que passou a trabalhar a formatação de uma proposta de lei para o plano. O documento traça as diretrizes da política municipal de segurança pública para os próximos 10 anos (2021/2031). Ele estabelece o compromisso da administração municipal com a questão da segurança, organizando 33 metas em cinco eixos estruturantes: Pesquisa e Produção de Inteligência, Diálogo e Participação Popular, Integração entre o Município e as Forças de Segurança Pública e Fortalecimento da Guarda Municipal, Capacitação Permanente e Transversalidade e Intersetorialidade das políticas públicas de prevenção às violências.
O secretário de Segurança de Diadema, Benedito Mariano, ministrou uma palestra aos presentes. “Foi uma excelente oportunidade para conhecermos a proposta que envolve diferentes setores da sociedade para a construção de uma cidade mais segura. Juntamente com o comando da GCM Barbacena, que também acompanhou o evento, vamos articular para apresentar algo semelhante em Barbacena”, afirmou o vereador Donizete.