Banner Grande Aprendiz
Banner grande Aprendiz 2
Banner grande Aprendiz 3

Planeje sua aposentadoria

É geral o desconhecimento da população quando o assunto é aposentadoria, já que com as regras complexas e as modificações dos últimos anos, o segurado viu sua renda e poder de compra despencar. O fato é ainda agravado pela falta de planejamento  que  pode levar a perdas praticamente irreversíveis. Portanto, é importante pensar antes de investir em planos de previdência privada, bolsa de valores ou poupança como forma de complementar a aposentadoria, portanto devemos conhecer como funciona a Previdência.

Trabalhar por mais alguns anos, ou até ficar parado, sem recolher um centavo a mais ao INSS, deixando apenas contar o tempo, ou, ainda se estiver na véspera do aniversário  deixar para se aposentar no dia seguinte, o trabalhador poderá ver  aumentado o valor de seu benefício , são cuidados que podem fazer diferença na vida do segurado ao aposentar-se, pois a falta e o desconhecimento de  simples detalhe, poderá  trazer um prejuízo  imediato e para sempre.

Esses e outros tipos de erros prejudicam não apenas os dois terços dos segurados que vão receber salário mínimo e que não podem abrir mão do acréscimo imediato de renda no orçamento familiar, mas pessoas esclarecidas, que  antecipam o processo por desconhecimento ou por medo, pensando que é melhor receber algum dinheiro agora do que nada amanhã. Esquecem que essa decisão terá conseqüências de forma definitiva na sua vida por mais uma década ou duas, e  repercussão, ainda em caso de  pensão deixada para filhos e  mulher.

A média para aposentadoria dos brasileiros está atualmente nos 53,2 anos de idade, sendo que uma quantidade expressiva deles continuam trabalhando depois de aposentados. Com o aumento da expectativa de vida para 73 anos, no caso do homem, e 76 anos no caso da mulher, em tese daria para segurar a decisão, pois de acordo com levantamento feito, com base nas regras em vigor no INSS,  esperar cinco anos pode significar um acréscimo real ao benefício, o que significa maior tranquilidade.

Segundo especialistas da área previdenciária, a iniciativa de se aposentar deve levar em conta a idade, o tempo de contribuição e o conjunto de contribuições desde julho de 1994, que servirão de base no cálculo do benefício.

Portanto é necessário estar a par das regras do INSS para programar a sua aposentadoria, que pode ser melhorada, assim como os planos privados.

Hoje com as tentativas de reforma da Previdência, devemos estar atentos, e vigilantes para que não sejamos mais um vez os únicos penalizados.

Por: Dr. Francisco José Pupo Nogueira

Os comentários estão desativados.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande