• Pintor barbacenense é homenageado em desfile de Escolas de Samba no Espírito Santo

    O pintor Homero Massena é considerado um dos principais expoentes da pintura impressionista no Brasil

    Foto: Jansen Lube / Prefeitura de Vitória (ES)

    Um barbacenense foi homenageado no desfile das Escola de Samba do Carnaval da Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo.

    Sete Escolas desfilaram no Sambão do Povo entre os dias 03 e 04 de fevereiro na capital capixaba, entre elas, a Mocidade Unida da Glória (MUG) chamou a atenção por ter como tema central de seu samba enredo um barbacenense: o pintor Homero Massena.

    De acordo com Thiago Rossi, Diretor de Projetos da Vem di Bequê, Homero nasceu em Barbacena no ano de 1885, no entanto, aos seis meses de idade mudou-se com a família para Vila Velha (ES), onde aos 15 anos descobriu o apreço pela pintura. Massena é considerado um dos principais expoentes da pintura impressionista no Brasil, produzindo em sua vida cerca de dez mil pinturas.

    Após convite do então Governador do Estado do Espírito Santo, Jones dos Santos Neves, dirigiu a Escola de Belas Artes daquele estado, hoje atual Departamento de Artes Plásticas da Universidade Federal do Espírito Santo.

    Homero Massena faleceu em 1974 no município de Vila Velha e sua casa foi transformada no Museu e Atelier Homero Massena, se dedicando a preservar parte de seu legado artístico, tal como o ambiente doméstico onde residiu por vinte e três anos.

    A atual campeã do carnaval capixaba foi a quarta escola a desfilar no grupo especial a desfilar, colorindo o sambódromo, a apresentação da MUG encheu a avenida de alegria com o tema “Massena – Um Olhar em Aquarela”, casando a história do mineiro com as notas musicais em samba-enredo que você pode conferir logo abaixo:

    Corre menino, vai brincar!

    Nas flores se inspirar

    Em um jardim de encantos

    E com lápis desenhar

    Sonhos numa folha em branco

    Ver o mar e o horizonte

    Pássaros beijando o céu

    Numa Vila então chegar

    Com cores matizar, dar vida ao papel

    Gira o ponteiro, marca o tempo!

    E o tempo passou… Retratos da vida imortalizou

    Destino traçado a arte conduz

    Bonjour, Cidade Luz

    (Au Revoir, Cidade Luz)

    Brasil de tantos cenários pra emoldurar

    Que fez o pintor se “impressionar”

    O brilho do sol em seus olhos a refletir

    E colorir em aquarela cada cena

    Tão bela Vila Velha de Massena

    Recanto do mais puro amor

    Pra tantos artistas é inspiração

    Das mãos acontece a magia

    Desperta e traz seu dom

    Pra dar o tom à minha fantasia

    Venham ver o bailar do pincel

    Obra-prima pra eternidade

    Vermelho e branco colorindo a passarela

    Linda tela, assinado: Mocidade

    Vem di Bequê

    A Vem di Bequê é uma marca especializada nas histórias e cultura de Barbacena, atuando na difusão e valorização das chamadas “barbacenices”, que dizem respeito a história, pessoas e aspectos do cotidiano e cultura da cidade.

    Idealizada pelos publicitários e gestores culturais Flávia Pedrosa, Rodrigo Lozasso e Thiago Rossi, a marca vem se destacando na cidade e na região por ser a única loja colaborativa do Campo das Vertentes, disponibilizando aos turistas e moradores da cidade desde de pequenos souvenires como chaveiros e ímãs, passando por camisetas e produtos feitos na cidade com cachaça, licores e doces.

    A Vem di Bequê fica no Plaza Empresarial, loja 33, no Centro de Barbacena, e funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h e aos sábados de 09h às 13h. Nas redes sociais é possível saber mais sobre a marca através do Instagram (@vemdibeque) e do Youtube (https://www.youtube.com/@vemdibeque)

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.