Pianista formada na UFSJ conquista prêmio nacional de música
Pianista formada na UFSJ conquista prêmio nacional de música
A pianista Gabriela Vieira, formada pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Piano de Ituiutaba (MG). A jovem também recebeu os prêmios de melhor interpretação da música Cascata, de Rodrigo Lima; melhor interpretação de Prelúdio e Fuga de J. S. Bach, além de ter sido a melhor intérprete do compositor homenageado no concurso deste ano, Rodrigo Lima.
O Concurso Nacional de Piano Professor Abrão Calil Neto é realizado anualmente com o objetivo de incentivar e descobrir jovens talentosos e valorizar compositores nacionais. Em decorrência da pandemia da Covid-19, a 28ª edição aconteceu de maneira remota.
“Fiquei muito feliz com a oportunidade de fazer música, de ter o meu trabalho reconhecido e pelo resultado tão positivo. O aprendizado e a preparação para o concurso também foi um grande prêmio”, afirma Gabriela Vieira, que está em sua segunda graduação em Música.
A jovem é natural de Araçuaí (MG) e iniciou os estudos de piano aos 16 anos. Desde então, Gabriela participou de diversos festivais com pianistas do cenário nacional e internacional. Ela graduou-se na licenciatura em Música, com habilitação em Piano, pela UFSJ, na classe da professora Carla Reis. Atualmente, cursa o bacharelado em piano na Universidade Federal de Minas Gerais, com a professora Laura Boaventura. “Os concursos de piano são extremamente importantes, pois promovem os compositores brasileiros, a música clássica internacional e servem como incentivo aos estudos e à preparação profissional dos jovens pianistas”, pontuou.
Com informações da UFSJ