• Pesquisa de barbacenenses é incluida em livro publicado na Inglaterra

    O livro que avalia o desafio da mídia frente à Pandemia do Covid-19 será lançado mundialmente no próximo dia 31

    Lançado em pré-venda pelo site da tradicional editora britânica Routledge, que desde 1835 publica algumas das obras de ciências sociais mais importantes no mundo, o livro “A Pandemia de COVID-19 como um desafio para os estudos de Comunicação e Mídia”, organizado por dois professores das Universidades de Lublin e Breslávia, da Polônia, reúne pesquisas multidisciplinares realizados em 2021, por observadores em midia e comunicação social da Europa, Américas, Ásia e África.

    Dividido em quatro blocos temáticos e 16 capítulos, coube aos brasileiros Ricardo Rios e Edson Brandão, profissionais do Setor de Comunicação (SECOM) do Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, o penúltimo capítulo da extensa obra com o estudo “Search Trends Analysis: How the COVID-19 Pandemic Affected Other Health Campaigns”, ou em tradução literal: “Análise de Tendências de Buscas: como a pandemia de COVID-19 afetou outras campanhas de saúde”. Avaliando que as campanhas públicas de saúde em países com a dimensão e a diversidade do Brasil se concentram hoje na internet e que a massiva atenção ao COVID-19 afetou as buscas por informações, a pesquisa mapeou o impacto disso nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul sobre os cânceres de mama e próstata, grandes causas permanentes de adoecimento e mortes no Brasil, mesmo antes e durante a Pandemia em curso. Segundo Ricardo Rios, que coordenou a pesquisa, “verificamos que os brasileiros procuram informações sobre saúde estimulados pelas campanhas e o apoio da imprensa. Se não fossem o Outubro Rosa e o Novembro Azul, não haveria a grande busca no Google sobre tais doenças nestes meses-chaves mas isso tem se perdido na era Covid-19, com efeito direto nos números que deverão ser registrados futuramente”, diz Rios que é professor e Mestre em Comunicação.

    Já Edson Brandão, responsável pela formatação final e apresentação do trabalho, a “o sistema unificado de saúde brasileiro, o SUS e sua base universalizada e de capilaridade nacional está chamando a atenção do mundo, no contexto do enfrentamento do COVID-19, pois ao contrário de muitos países, até mais ricos, a população em sua maioria não é resistente às campanhas em geral, em especial às vacinações, aspecto que tem ocupado grande espaço no debate público mundial e fator que fará a diferença no futuro”. Mas segundo Brandão, é preciso ficar atento ao que virá , pois outras doenças graves e que demandam atitutes coletivas e individuais estão sendo “esquecidas” enquanto o COVID-19 ainda domina as manchetes e buscas na internet.

    Para saber mais sobre o livro e seu conteúdo, vale acessar a página da Editora Routledge

    https://www.routledge.com/The-Covid-19-Pandemic-as-a-Challenge-for-Media-and-Communication-Studies/Kopecka-Piech-Lodzki/p/book/9781032134413

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