Pedágio: moradores de Correia de Almeida preparam ato neste domingo
ANTT aprovou o aumento da Tarifa. Pedágio divide o distrito do restante da cidade e moradores buscam isenção.
Um grupo de moradores da comunidade de Correia de Almeida preparam neste domingo (04), a partir das 15h, um ato de manifestação devido ao pedágio instalado no Município. De acordo com o chamado, o movimento será pacífico e tem o objetivo de apresentar “às autoridades competentes a condição negativa que nos é imposta pela cobrança inconstitucional do pedágio que divide o distrito dentro do próprio município”.
O ato está programado para acontecer às 15h e uma das pautas é a busca de soluções viáveis para a isenção ao pagamento do pedágio. O chamamento ressalta ainda que trata-se de uma movimento social e comunitário e não um ato de campanha eleitoral.
BR-040
A luta da comunidade de Correia de Almeida é antiga. Em abril deste ano, o consórcio liderado pela EPR venceu o leilão de relicitação entre BH e Juiz de Fora, no entanto, a situação do distrito também não foi contemplado até o momento, pelo contrário, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou no último dia 22/07, o reajuste da tarifa básica de pedágio da BR-040 que passará dos atuais R$ 6,30 para R$ 12,70 a partir do próximo dia 6 de agosto para a categoria 1 (caminhonete, carros e furgões).
MP
De acordo com a coluna do Lauro Jardim, do Jornal O Globo, e repercutida pela Folha de Barbacena (FB), o Ministério Público junto ao TCU pediu que a Corte de Contas apure possíveis inconsistências na relicitação da concessão do trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora da BR-040, que passa por Barbacena.
Ainda de acordo com a notícia assinada por Rodrigo Castro, o órgão também quer que o contrato celebrado entre a ANTT e a concessionária EPR no início do mês seja suspenso cautelarmente, até que a apuração seja concluída. O MP pleiteia ainda que o acordo o processo de relicitação seja anulado, se confirmadas as irregularidades. Leia na íntegra