• Passaporte de Barbacena: o que é e como conseguir o seu

    Passaporte é um documento de viagem que identifica o viajante por onde ele for. Nele são registradas entradas e saídas em cada país, além dos vistos e autorizações. Utilizando como base este documento, o grupo Vem di Bequê, com apoio da Subsecretaria de Cultura, Desporto e Turismo da Prefeitura de Barbacena, lançou na cidade o Passaporte de Barbacena.

    O documento, que também traz informações sobre a cidade e cultura popular mineira, tem por objetivo incentivar que moradores da cidade e turistas conheçam os pontos culturais e gastronômicos de Barbacena. A proposta é simples: a pessoa encomenda seu passaporte através do perfil da Vem di Bequê no Instagram (@vemdibeque), onde ele informa, em bom mineirês, o nome, a dadinascimento, bairro de origem e fi di quem a pessoa é. Após um curto prazo, o desbravador ou desbravadora pode retirar seu documento na sede da Subsecretaria de Cultura, Desporto e Turismo da Prefeitura de Barbacena, na Estação Ferroviária, no Centro de Barbacena.

    E para que o dono do passaporte já possa começar a colecionar carimbos, no documento já consta a sugestão de 13 pontos turísticos da cidade, como a Praça dos Andradas, Museu Municipal, Praça da Estação, entre outros. Daí em diante, o barbacenense ou turista, pode ir registrando seus passeios no documento, carimbando o passaporte.

     

    Os membros da Diretoria de Cultura, Desporto e Turismo, Giovane Tavares e Tatiana Viol e Thiago Rossi, da Vem di Bequê. Foto: Gabriel Winter / Assessoria de Comunicação Prefeitura de Barbacena.

     

    De acordo com os organizadores do projeto, o objetivo é estimular o turismo e o “redescobrimento” da cidade pelos próprios moradores. “Queremos que as pessoas gostem da cidade, e para gostar, você tem que conhecer. Então, que tal transformar essa descoberta, esse encontro com a cidade, em uma pequena aventura lúdica? Com o passaporte, o intuito é fazer com que as pessoas desbravem a cidade e registrem cada momento, que pode ser feito sozinho, em família ou com amigos”.

    Além dos pontos turísticos, como museus, praças e templos históricos, o projeto já trabalha para inserir pontos gastronômicos no roteiro de carimbos. “Além de toda a questão cultural e histórica, queremos também que o passaporte faça parte e ofereça um roteiro gastronômico. Dessa forma, incentivamos as pessoas a conhecer diversos locais de Barbacena, que não são históricos, mas são atrativos da cidade. Para isso, já estamos conversando com restaurantes, bares e outros, para conseguir cada vez mais pontos.”.

     

    Diretora-geral do IF Sudeste, Alcimara Andrade, carimbando o Passaporte de Barbacena. Foto: Gabriel Winter / Assessoria de Comunicação Prefeitura de Barbacena.

     

    Desde a última quarta-feira (09/03), quem possui o passaporte já pode conseguir os carimbos na Estação Ferroviária; Praça dos Andradas (no artesanato do coreto); Museu Municipal; Basílica de São José; Igreja da Boa Morte; Igreja do Rosário; IF Sudeste; Casa da Cultura e Palácio da Liberdade (por enquanto na Casa do Cidadão).

    O passaporte pode ser adquiro pelo valor de R$ 15,00 (quinze reais) e as empresas ou pontos interessados em fazer parte da “rota do carimbo”, podem entrar em contato com a Vem di Bequê.

    Em depoimento sobre o projeto, o Diretor de Turismo de Barbacena, Alexandre Braga, disse “Estamos felizes e acreditando que juntos vamos desenvolver a atividade turística em Barbacena. A iniciativa da Vem di bequê com a implantação do passaporte turístico, dará visibilidade para alguns de nossos atrativos, proporcionando aos barbacenenses e visitantes terem em mãos um material super legal que será carimbado após visita de cada local. São iniciativas assim que nos fazem acreditar que juntos vamos construir dias melhores e desenvolver economicamente a atividade em nosso município. Ao Vem di Bequê o nosso muito obrigado por este e outros vários produtos que valorizam o amor por nossa querida cidade.”.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.