
Tenente-Coronel Julio Cesar Noschang Junior assume o Comando do Corpo de Alunos da EPCAR
Cerimônia de Passagem de Comando foi realizada na tarde da última sexta-feira

O Tenente-Coronel Aviador Julio Cesar Noschang Junior é o 59º Comandante do Corpo de Alunos (CA) da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). A Passagem de Comando foi realizada na tarde da última sexta-feira (05/12), quando o Tenente-Coronel Aviador Marcelo José da Paz Junior encerrou o trabalho de dois anos à frente do CA.
Os ritos de sucessão foram iniciados na sala do Comando do Corpo de Alunos, onde houve o descerramento do retrato do Comandante substituído. Na oportunidade, o Tenente-Coronel Paz Junior entregou ao seu sucessor o distintivo da EPCAR e foi presenteado com a tradicional miniatura da fachada da Nascente do Poder Aéreo.
Ao fazer uso das palavras, o novo Comandante do Corpo de Alunos agradeceu a acolhida e ressaltou o impacto do trabalho feito nos últimos dois anos junto aos Alunos da EPCAR. “A dedicação é algo que é inerente à carreira militar, e esse cumprimento da missão foi algo muito bem colocado pelo Paz Junior durante esses dois anos no Comando. Qualquer Comando é importante, mas comandar o Corpo de Alunos, a futura geração dos oficiais da Força Aérea, tem um impacto muito maior. Tenho certeza de que essas quatro turmas vão se lembrar de você e de tudo o que você desempenhou ao longo desse tempo”, afirmou o Tenente-Coronel Noschang.
Cerimônia Militar
Em seguida, o Pátio da Bandeira sediou a cerimônia militar de Passagem de Comando propriamente dita, que, assim como a solenidade anterior, foi presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira. Na oportunidade, o Tenente-Coronel Aviador Julio Cesar Noschang Junior passou em revista à tropa, composta pelos 2º e 1º Esquadrões do Corpo de Alunos e, em seguida, recebeu oficialmente o cargo do antecessor.
Em sua mensagem de despedida, o Tenente-Coronel Aviador Marcelo José da Paz Junior demonstrou gratidão aos militares e civis do efetivo da EPCAR e ao Comandante da EPCAR, com quem serviu no Primeiro Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (extinto Esquadrão Carcará). O Oficial também ressaltou a principal missão do CA, a seu ver: a responsabilidade na preparação e no aperfeiçoamento das virtudes indispensáveis ao futuro cadete e oficial da Força Aérea Brasileira. “Nos dias atuais, em que a sociedade, de uma maneira geral, carece da valorização dos princípios nobres e da busca pelo bem, pelo belo e pelo verdadeiro, e que as novas gerações estão imersas em um mundo onde o relativismo moral é a regra […], julgo que o papel da EPCAR na formação do caráter do futuro Oficial é primordial e uma das missões mais nobres e desafiadoras que existem”, afirmou.
Citando o respeito à hierarquia e à disciplina e a valorização do Código de Honra da EPCAR, o Tenente-Coronel Paz Junior ainda deixou uma mensagem às turmas Xavante e Black Hawk: “Aos meus Alunos, concito-os a manter a vibração e que, durante a formação e por toda a carreira, sempre busquem a excelência na execução das atividades”, exortou.
Por fim, o Comandante do CA substituído falou de sua relação com a Nascente do Poder Aéreo. “Neste pátio, no dia 7 de fevereiro de 2000, há 25 anos, eu comecei a minha carreira na FAB e a realização do sonho de ser Oficial Aviador. Sonho que começou ainda muito cedo, pois não lembro de ter desejado outra profissão. Após mais de 23 anos e de maneira inesperada, Deus quis que minha trajetória se encontrasse novamente com esta escola. Agradeço à Força Aérea pela oportunidade de cumprir a atribuição mais nobre da minha vida profissional.”
Mensagens aos Comandantes substituto e substituído
Ao fazer uso das palavras, o Comandante da EPCAR ressaltou características dos Comandantes do Corpo de Alunos substituto e substituído. “Inicialmente, eu gostaria de afirmar que o Alto Comando da Aeronáutica foi muito feliz na escolha dos dois oficiais para o Comando do nosso glorioso Corpo de Alunos. Paz Junior, o seu perfil compenetrado, sempre firme na condução dos Alunos, fizeram com que a disciplina e a hierarquia se elevassem de patamar nessa escola. Você vai deixar um marcante legado no tocante também à gestão organizacional. Sua excepcional liderança e inabalável persistência no alcance das metas são suas características”, destacou.
Ao se dirigir ao Tenente-Coronel Noschang, o Brigadeiro André Luiz ressaltou o fato de o Oficial ter sido o primeiro estrangeiro a receber, da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos, o prêmio concedido ao professor que mais se destacou em cada departamento. “Esse Comando é um grande reconhecimento dos anos de dedicação à área de ensino e à área operacional também, seja na Academia da Força Aérea Brasileira, seja na academia no exterior. Será uma desafiadora missão, a qual tenho certeza que muito bem a cumprirá”, finalizou.



