Banner 2 grande Sebrae 1 a 17 Novembro
Banner Grande Sebrae 1 a 17 Novembro

Parque Estadual de Ibitipoca pode receber mais visitantes

Crédito Fotos: Divulgação.

O Parque Estadual do Ibitipoca, a cerca de 90 km de Barbacena, teve a sua capacidade de visitações diárias ampliada de 600 para mil freqüentadores. Segundo Clarice Silva, gerente do parque, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi assinado, uma vez que o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) reconheceu as medidas que foram adotadas pela gestão, com o objetivo de ordenar a visitação.

Clarice afirmou que a medida já está valendo, mas sua publicação para divulgação do aumento de visitantes deverá ser feita nos próximos dias, provavelmente hoje (13/07).

A gerente ressaltou que o crescimento do limite de visitantes representa que o parque está de portas abertas para a sociedade. “O que mais afeta a qualidade da visitação é a conduta do visitante. Isso está sendo trabalhado para que essa visita seja de qualidade e sem impacto negativo para o meio ambiente”, destacou.

“Foram realizadas ações de manejo e sinalização das trilhas, melhoria no controle de acesso ao fluxo de visitantes e limitação específica para o atrativo Janela do Céu (foto)”, informou a gerente.

Em maio do ano passado, em razão de determinação do MPMG, a visitação do parque estava limitada a 600 turistas por dia, pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A mudança fazia parte do termo de acordo firmado, no dia 2 de abril de 2018, entre o MPMG e o IEF, responsável pela gestão da área. A redução tinha como objetivo garantir que o turismo ecológico fosse realizado de forma sustentável.

Banner Grande Podologia 1
Banner Aplicação
Banner Grande Aprendiz 28/06/2019

Os comentários estão desativados.