

Papa nomeia ex-pároco de Barbacena como bispo da Diocese de Ituiutaba
Em Barbacena, exerceu importantes funções, atuando também no distrito de Correia de Almeida

O Papa Leão XIV aceitou ontem (22/05), o pedido de renúncia por limite de idade apresentado por dom Irineu Andreassa (OFM) ao governo pastoral da Diocese de Ituiutaba (MG), e nomeou dom Valter Magno de Carvalho bispo da Diocese de Ituiutaba, transferindo-o do cargo de auxiliar da Arquidiocese de Salvador (BA).
Dom Valter Magno de Carvalho nasceu em 22 de fevereiro de 1973, em Capela Nova, Arquidiocese de Mariana (MG). Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior São José, em Mariana. Foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese de Mariana em 23 de agosto de 1997.
Desempenhou os seguintes cargos: diretor e professor do Curso Propedêutico; Administrador Paroquial de Santo Antônio em Correia de Almeida, distrito de Barbacena, e de São Sebastião em Cláudio Manoel, distrito de Mariana; Pároco da Basílica de São José em Barbacena, de Nossa Senhora da Assunção em Barbacena e de Nossa Senhora das Mercês em Mercês; Vigário Episcopal; Vigário Forâneo; Reitor do Seminário Maior São José; Diretor da Escola Diaconal São Lourenço; Membro do Colégio de Consultores; Professor do Instituto de Teologia local.
Em 4 de novembro de 2020, foi nomeado bispo titular de Giufi e auxiliar da Arquidiocese de Salvador (BA), recebendo a ordenação episcopal em 23 de janeiro de 2021. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada.


